O videogame Nintendo Game Boy Advance SP de 2003

Em 14 de fevereiro de 2003, a japonesa dos games Nintendo apresentava em sua terra seu novo portátil, o videogame Nintendo Game Boy Advance SP.

O Nintendo Game Boy Advance SP (ou GBA SP, com SP de “SPecial”) é uma versão modernizada do Game Boy Advance original de 2001, trazendo agora um design tipo “flip” (abre-fecha), parecido com os modelos Nintendo DS e Nintendo 3DS, que oferecia uma maior proteção à tela quanto a arranhões.

videogame Nintendo Game Boy Advance SP 2
Placa principal

Mantendo as principais características do modelo original, tinha como vantagens a tela iluminada tipo “frontlight” (que possibilitava jogar em locais escuros) e a retrocompatibilidade com os cartuchos dos modelos Nintendo Game Boy e Nintendo Game Boy Color.

O novo console passava também a contar com uma bateria recarregável própria da Nintendo, que prometia uma maior autonomia.

Por outro lado, devido a restrições decorrentes do seu formato, o conector para fone de ouvido, presente nos modelos anteriores, deixou de existir, passando a exigir um adaptador especial para seu uso.

Contava com uma CPU principal de 32 bits ARM7TDMI de 16.78 MHz, uma segunda CPU de 8 bits para retrocompatibilidade Sharp LR35902, memória RAM interna de 32KB e externa de 256KB e memória dedicada de vídeo de 96KB, sendo capaz de exibir até 32mil cores simultâneas em sua tela de 2,9”.

videogame Nintendo Game Boy Advance SP 3
Versão AGS-101 de 2005, com uma nova tela retroiluminada (backlight)

Medindo 8,4 x 8,2 x 2,44 cm quando fechado e pesando apenas 142 gramas, era suficientemente pequeno e leve para ser transportado no bolso, o que lhe conferia uma grande flexibilidade.

O console desembarcaria ainda na América do Norte e na Europa em 23 e 28 de março (respectivamente) do mesmo ano.

Em 2005 ganharia ainda um “upgrade”, o modelo AGS-101, com uma tela com iluminação traseira (backlight) bem mais brilhante.

E você, qual o melhor console portátil da Nintendo?

Review do Nintendo Gameboy Advance SP
Restaurando um GBA SP