O acessório Nintendo Family Computer Disk System de 1986

Em 21 de fevereiro de 1986, a gigante japonesa dos games Nintendo lançava na terra do sol nascente o Nintendo Family Computer Disk System.

O Nintendo Family Computer Disk System, ou Famicom Disk System (FDS), como também era conhecido, era uma unidade de disquetes para ser conectada ao console de videogame Nintendo Famicom.

acessório Nintendo Family Computer Disk System 2
Vista interna

Sua conexão ao console se dava por meio de um cartucho adaptador, que, além de controlar a unidade de disquetes, ampliava sua memória RAM e acrescentava um novo chip de áudio FM, melhorando também a qualidade do som nos jogos.

Através de vários quiosques instalados em locais públicos, os usuários podiam gravar novos jogos nos discos do Nintendo Family Computer Disk System, um formato proprietário com 128KB de capacidade.

acessório Nintendo Family Computer Disk System 3
Disquete usado no sistema: sem capa de proteção para a mídia e facilmente “pirateável”

Embora tenha feito algum sucesso no Japão, vendendo mais de 4 milhões de unidades, nunca chegou a ser oficialmente lançado para o NES americano.

Isso deveu-se possivelmente a problemas como: jogos podiam ser facilmente pirateados, discos se danificavam com facilidade, necessidade de retirar e reinserir discos ao longo do jogo, tempo de carga de jogos maior que nos cartuchos, dentre outros.

acessório Nintendo Family Computer Disk System 4
Jogo “The Legend of Zelda” lançado no mesmo dia para o FDS

Junto com o acessório, foi lançado também neste mesmo dia o jogo “The Legend of Zelda”, em sua versão original em disco.

A versão em cartucho do jogo só seria lançada mais de um ano depois, para o console NES americano, sendo ele o primeiro cartucho da história a conter uma bateria interna, permitindo salvar o andamento do jogo.

acessório Nintendo Family Computer Disk System 5
Um Famicom/NES virtual no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, teve um NES/Famicom 8 bits? Qual o melhor jogo na sua opinião?

A história do FDS
Todos os jogos do FDS