Em 21 de fevereiro de 1993, a Nintendo lançava a primeira versão do histórico jogo Star Fox para o console de videogame Super Nintendo.

Star Fox é uma franquia de jogos de nave espacial (de tiro), que tem como personagens uma equipe de animais com formas humanoides, responsáveis por pilotar naves de combate.

jogo Star Fox 2
Tela inicial do jogo

Liderados pela raposa Fox McCloud, o time de heróis é composto também por Peppy Hare (coelho), Slippy Toad (sapo) e Falco Lombardi (pássaro), tendo como missão livrar o sistema planetário Lylat (perto do centro da Via Láctea) do domínio do poderoso imperador Andross.

A versão original do jogo, desenvolvida sob o comando o aclamado designer de games de Shigeru Miyamoto, em uma parceria entre a Nintendo e a Argonaut Software, se passa em um cenário todo modelado em 3D (um dos primeiros nos consoles) que lança mão do novo chip Super FX, incorporado no próprio cartucho do jogo.

jogo Star Fox 3
Mapa com possíveis roteiros a serem seguidos pelo jogador

O Super FX era um processador auxiliar (coprocessador), baseado na tecnologia RISC (Reduced Instruction Set Computer), que atuava como acelerador gráfico, ajudando o processador principal do console na tarefa de desenhar polígonos na tela, possibilitando a criação dos objetos 3D em tempo real.

Um fenômeno de vendas, teve mais de 1,7 milhão de copias encomendadas antes mesmo do lançamento, o que obrigou a Nintendo a montar uma verdadeira “operação de guerra”, a fim de conseguir despachar mais de 1 milhão de cartuchos para o final de semana de lançamento.

jogo Star Fox 4
Objetos do jogo construídos em 3D

Posteriormente ganharia as versões Star Fox 64 (Nintendo 64), Star Fox 64 3D (Nintendo 3DS), Star Fox Adventures (Nintendo Gamecube), Star Fox: Assault (Nintendo Gamecube), Star Fox Command (Nintendo DS), Star Fox Zero (Nintendo Wii U) e Star Fox 2 (Super NES Classic Mini).

jogo Star Fox 5
Cartucho original e sua placa, em que aparece o “Mario Chip”, nome comercial do Super FX

Por conta de questões envolvendo propriedade de marcas, o Star Fox foi inicialmente lançado na Europa e na Austrália com o nome de “Starwing”, retornando ao nome original (em âmbito global) após a versão Star Fox Adventures.

E você, jogou a versão original de Star Fox?

Uma partida completa da versão original de Star Fox