Em 19 de março de 1994, a japonesa Nintendo lançava em sua terra o lendário jogo Super Metroid, para o console Super Nintendo – SNES.

Desenvolvido numa parceria entre a famosa fabricante japonesa de games Nintendo e pela também japonesa Intelligent Systems (pelas mãos dos designers de games Yoshio Sakamoto, Makoto Kano e Gunpei Yokoi), o jogo Super Metroid é um jogo de ação-ficção científica de plataforma para o console Super Nintendo Entertainment System (SNES), que foi um marco na história dos videogames e um dos títulos mais influentes da era 16 bits.

jogo Super Metroid 2
Capa da versão original japonesa para o Super Famicom

Tratava-se do terceiro jogo da série (por isso é eventualmente chamado de Meroid 3) iniciada em 1986 com Metroid (para o console Famicom/NES), seguido de “Metroid II: Samus Return” (de 1991, para o Nintendo Game Boy), consolidando a série como uma referência no gênero de ação e aventura.

O jogo tem como cenário o planeta Zebes, onde o jogador assume o papel da caçadora de recompensas espacial Samus Aran, que viaja até o planeta para resgatar um “bebê Metroid” capturado pelos vilões Space Pirates, devendo, para tanto, explorar um vasto mundo interconectado, coletando itens e habilidades, enquanto combate inimigos e “chefes de fase”.

jogo Super Metroid 3
Tela inicial do jogo

Considerado o primeiro jogo de ação da história a ter um personagem feminino como protagonista, destacou-se por sua atmosfera sombria, marcada por uma sensação de solidão e mistério, que se acentua pela icônica e envolvente trilha sonora, que contribui para a imersão do jogador.

A jogabilidade de Super Metroid foi inovadora para a época, introduzindo o conceito de exploração não-linear em um “mundo aberto” interconectado, no qual os jogadores têm total liberdade de escolher seu próprio caminho, desbloqueando habilidades e enfrentando os “chefes” de cada uma das fases. Esta característica faria dele, na época do seu lançamento, o maior jogo disponível, ocupado um cartucho de 26Mb de tamanho.

jogo Super Metroid 4
Cartucho original e sua placa

Introduzindo novos elementos à série Metroid, como o mapa, o inventário, o sistema de salvamento (por meio de estações de salvamento espalhadas pelo planeta), a possibilidade de mirar em oito direções e de caminhar para trás enquanto atira, Super Metroid conta com um design de níveis excepcional, com o progresso de Samus sendo impulsionado pela aquisição de novas armas e upgrades para seu icônico traje (Power Suit), permitindo acesso às áreas anteriormente inexploradas.

O planeta Zebes é vasto e diversificado, apresentando ambientes que variam desde cavernas escuras até instalações tecnológicas, incentivando a exploração meticulosa e recompensando os jogadores com segredos, upgrades e atalhos.

jogo Super Metroid 5
Concepção original dos personagens

A atmosfera única de Super Metroid é acentuada por sua abordagem minimalista na narrativa, em que ausência de diálogos e a comunicação visual eficaz entre o ambiente e o jogador contribuem para uma imersão profunda na trama. Sua revelação de eventos através de elementos visuais e a atmosfera sonora evocativa, são características que continuam a ser elogiadas até hoje.

Foi, desde seu lançamento, aclamado pela crítica e pelo público (conquistando um lugar cativo no coração dos fãs), sendo considerado por sites e publicações especializadas em games como um dos melhores jogos de todos os tempos.

jogo Super Metroid 6
Anúncio da época

Influenciaria diversos outros jogos futuros do gênero, especialmente os que seguem o estilo “Metroidvania”, que se caracteriza por um mundo aberto e interconectado, com áreas que se tornam acessíveis conforme o jogador adquire novos itens e habilidades.

Após o seu lançamento no Japão, chegaria à América do Norte em 18 de abril de 1994 e em 28 de julho de 1994 à Europa.

E você, jogou alguma das versões de Metroid? Qual a melhor na sua opinião?

Partida completa de Super Metroid
Seleção de comerciais de TV do Super Metroid