Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 19 de março de 1994, a japonesa Nintendo lançava em sua terra o lendário jogo Super Metroid, para o console Super Nintendo – SNES.

Desenvolvido numa parceria entre a famosa fabricante japonesa de games Nintendo e pela também japonesa Intelligent Systems (pelas mãos dos designers de games Yoshio Sakamoto, Makoto Kano e Gunpei Yokoi), o jogo Super Metroid é um jogo de ação-ficção científica de plataforma para o console Super Nintendo Entertainment System (SNES), que foi um marco na história dos videogames e um dos títulos mais influentes da era 16 bits.

jogo Super Metroid 2
Capa da versão original japonesa para o Super Famicom

Tratava-se do terceiro jogo da série (por isso é eventualmente chamado de Meroid 3) iniciada em 1986 com Metroid (para o console Famicom/NES), seguido de “Metroid II: Samus Return” (de 1991, para o Nintendo Game Boy), consolidando a série como uma referência no gênero de ação e aventura.

O jogo tem como cenário o planeta Zebes, onde o jogador assume o papel da caçadora de recompensas espacial Samus Aran, que viaja até o planeta para resgatar um “bebê Metroid” capturado pelos vilões Space Pirates, devendo, para tanto, explorar um vasto mundo interconectado, coletando itens e habilidades, enquanto combate inimigos e “chefes de fase”.

jogo Super Metroid 3
Tela inicial do jogo

Considerado o primeiro jogo de ação da história a ter um personagem feminino como protagonista, destacou-se por sua atmosfera sombria, marcada por uma sensação de solidão e mistério, que se acentua pela icônica e envolvente trilha sonora, que contribui para a imersão do jogador.

A jogabilidade de Super Metroid foi inovadora para a época, introduzindo o conceito de exploração não-linear em um “mundo aberto” interconectado, no qual os jogadores têm total liberdade de escolher seu próprio caminho, desbloqueando habilidades e enfrentando os “chefes” de cada uma das fases. Esta característica faria dele, na época do seu lançamento, o maior jogo disponível, ocupado um cartucho de 26Mb de tamanho.

jogo Super Metroid 4
Cartucho original e sua placa

Introduzindo novos elementos à série Metroid, como o mapa, o inventário, o sistema de salvamento (por meio de estações de salvamento espalhadas pelo planeta), a possibilidade de mirar em oito direções e de caminhar para trás enquanto atira, Super Metroid conta com um design de níveis excepcional, com o progresso de Samus sendo impulsionado pela aquisição de novas armas e upgrades para seu icônico traje (Power Suit), permitindo acesso às áreas anteriormente inexploradas.

O planeta Zebes é vasto e diversificado, apresentando ambientes que variam desde cavernas escuras até instalações tecnológicas, incentivando a exploração meticulosa e recompensando os jogadores com segredos, upgrades e atalhos.

jogo Super Metroid 5
Concepção original dos personagens

A atmosfera única de Super Metroid é acentuada por sua abordagem minimalista na narrativa, em que ausência de diálogos e a comunicação visual eficaz entre o ambiente e o jogador contribuem para uma imersão profunda na trama. Sua revelação de eventos através de elementos visuais e a atmosfera sonora evocativa, são características que continuam a ser elogiadas até hoje.

Foi, desde seu lançamento, aclamado pela crítica e pelo público (conquistando um lugar cativo no coração dos fãs), sendo considerado por sites e publicações especializadas em games como um dos melhores jogos de todos os tempos.

jogo Super Metroid 6
Anúncio da época

Influenciaria diversos outros jogos futuros do gênero, especialmente os que seguem o estilo “Metroidvania”, que se caracteriza por um mundo aberto e interconectado, com áreas que se tornam acessíveis conforme o jogador adquire novos itens e habilidades.

Após o seu lançamento no Japão, chegaria à América do Norte em 18 de abril de 1994 e em 28 de julho de 1994 à Europa.


E você, jogou alguma das versões de Metroid? Qual a melhor na sua opinião?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Partida completa de Super Metroid
Seleção de comerciais de TV do Super Metroid
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *