Em 23 de agosto de 1993, era publicamente anunciado o acordo entre a Nintendo e a Silicon Graphics Inc, para fabricação dos chips que fariam parte do novo console de videogame da empresa japonesa.

Nesta data, a gigante japonesa dos games Nintendo e a renomada empresa norte-americana especializada em sistema de computação gráfica Silicon Graphics Inc (SGI), tornavam pública a parceria (firmada meses antes) que objetivava desenvolver o hardware que equiparia a nova geração de consoles da videogames da Nintendo.

Naquele momento, a indústria de videogames estava em um ponto de inflexão, buscando encontrar maneiras de aprimorar a qualidade visual e a capacidade de processamento dos consoles.

acordo entre a Nintendo e a Silicon Graphics 2
O processador de vídeo “Reality”, resultado da parceria

A Nintendo, que já vinha planejando seu substituto para o Super Nintendo (SNES), reconhecia nos gráficos 3D uma das melhores formas de aprimoramento visual de seus jogos, optando por colaborar com a SGI para incorporar sua tecnologia avançada ao novo sistema.

A tecnologia inovadora da SGI, que incluía os renomados e avançados recursos de renderização tridimensional, iluminação e sombreamento, possibilitou que os jogos no futuro console atingissem níveis impressionantes de realismo e detalhes visuais, algo até então inédito nos consoles domésticos.

Esse acordo resultaria em uma parceria estratégica entre a Nintendo e a Silicon Graphic, batizada como “Project Reality”, que teria um impacto significativo no futuro da indústria de jogos.

acordo entre a Nintendo e a Silicon Graphics 3
Notícias na imprensa especializada da época sobre o novo console, ainda chamado de Ultra 64

A colaboração entre as duas empresas produziria a Reality Immersion Technology, um sistema de hardware que incorporava a expertise da SGI em gráficos 3D em um console de jogos, permitindo à Nintendo oferecer jogos com gráficos impressionantes e uma experiência de jogo mais imersiva, estabelecendo novos padrões na indústria.

O resultado final dessa colaboração foi o lançamento, em 1996, do icônico console Nintendo 64, um videogame que se destacaria por sua capacidade de processamento gráfico 3D e que introduziria jogos que se beneficiaram enormemente da tecnologia da SGI, como “Super Mario 64” e “The Legend of Zelda: Ocarina of Time“, que se tornariam clássicos da indústria, elevando a experiência de jogo a um novo patamar e redefinindo as expectativas para o que os jogos poderiam oferecer em termos de imersão e estética.

acordo entre a Nintendo e a Silicon Graphics 4
Nintendo 64: o resultado

O acordo entre a Nintendo e a Silicon Graphics também produziria um impacto duradouro no desenvolvimento de futuros consoles e na indústria como um todo, ajudando a estabelecer um novo padrão para gráficos 3D em consoles, influenciando a forma como os jogos eram projetados e levando a avanços contínuos na tecnologia de videogames.

Infelizmente, parcerias como a da Nintendo não foram capazes de interromper o declínio da SGI, que já vinha lutando contra queda nas receitas de correntes da competição com os computadores WIntel, de decisões estratégicas equivocadas e sucessivas mudanças no controle da empresa.

E você, conheceu algum outro sistema da Silicon Graphics?

Demonstração de 1994 da tecnologia que estaria no futuro Nintendo 64
Sistema Silicon Graphics para desenvolvimento de softwares para o Nintendo 64