O sistema PizzaNet da Pizza Hut de 1994

Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 22 de agosto de 1994, a rede de fast-food norte-americana Pizza Hut lançava seu novo serviço de pedidos via Internet PizzaNet, criando o primeiro serviço de pedido de comida da história da World Wide Web.

Até a chegada da Web, pedir uma pizza era uma tarefa predominantemente realizada por telefone, com os clientes ligando para os estabelecimentos para fazer seus pedidos.

Mas isso mudaria no dia de hoje, quando a rede norte-americana de fastfood Pizza Hut revolucionaria a maneira como as pessoas encomendavam pizza, ao lançar seu serviço de vendas online PizzaNet, mudando daí em diante a indústria de entrega de alimentos.

O PizzaNet foi um sistema desenvolvido em parceria com a empresa de tecnologia Santa Cruz Operation (SCO), que criou um sistema capaz de conectar, via Internet, os computadores dos clientes com os terminais das lojas da Pizza Hut.

Para tanto, utilizava-se usava uma interface gráfica simples, baseada em formulários, que permitia aos clientes escolher o tamanho, o tipo e os ingredientes da pizza, além de fornecer seus dados de entrega e pagamento. O pedido era então enviado para a loja mais próxima, que confirmava o recebimento e o tempo estimado de entrega.

Com o lançamento de sua plataforma online, a Pizza Hut passava a proporcionar aos clientes uma experiência conveniente e inovadora, sendo a primeira vez da história em que os amantes desta iguaria italiana podiam acessar um site da Internet exclusivo, escolher entre uma variedade de sabores, personalizar seus pedidos e concluir a transação, tudo a partir do conforto de seus computadores pessoais.

Esperando atrair novos clientes, especialmente os jovens e os adeptos da tecnologia, que já usavam a internet para outras atividades, o PizzaNet operou inicialmente como um projeto piloto em três cidades dos Estados Unidos (Santa Cruz – Califórnia, Jacksonville – Flórida e Salem – Oregon), sendo anunciado como uma forma inovadora e conveniente de pedir pizza, sem precisar usar o telefone ou sair de casa.

sistema PizzaNet da Pizza Hut 2
A “simplória”, mas inovadora, aparência do site na época.

Em função do seu caráter de teste, e para garantir que os pedidos estivessem livre de erros e brincadeiras (leia-se “trotes”), um funcionário tinha a missão de ligar para o cliente verificando o pedido, com o cliente podendo pagar pela pizza no momento da entrega, assim como era feito nos pedidos por telefone.

O novo sistema não apenas simplificou o processo de pedir pizza, mas também ofereceu aos clientes a oportunidade de explorar menus interativos e visualizar promoções especiais diretamente em seus navegadores. Uma mudança para o “universo online” que refletiu não apenas uma adaptação às tecnologias emergentes, mas que também demonstrou uma inteligente e oportuna compreensão (por parte da empresa) das mudanças nas preferências e no comportamento dos consumidores.

O sucesso do serviço de vendas online de pizzas pela Pizza Hut inspiraria outras cadeias de restaurantes a seguir o exemplo, impulsionando a tendência crescente de pedidos de alimentos online, prática que se universalizaria ao longo dos anos, com muitas empresas de alimentos agora oferecendo plataformas de pedidos online e aplicativos móveis para atender à demanda por conveniência e praticidade.

Um novo momento de crescimento do serviço de delivery chegaria no ano de 2020, com a pandemia, que impulsionaria a transformação do serviço pelo fechamento da maioria dos espaços públicos, levando as empresas a se adaptarem.

A entrega de comida, pela primeira vez na história, se tornaria uma “necessidade”, na medida em que a indústria de restaurantes passava a enfrentar seu maior desafio da era moderna, levando a um surpreendente aumento de 840% nas vendas online.

A Pizza Hut continuaria a investir na tecnologia, oferecendo novas funcionalidades, como a possibilidade de rastrear o pedido, personalizar a pizza, usar cupons de desconto e participar de programas de fidelidade. Foi também um dos primeiros exemplos de transação segura pela internet, utilizando protocolo de criptografia introduzido pela Netscape de nome Secure Sockets Layer (SSL), que protegia os dados dos clientes.

Com estas inovações, a Pizza Hut não apenas transformaria a forma como as pizzas eram pedidas, mas também desencadearia uma revolução na indústria de entrega de alimentos, moldando o futuro do setor e influenciando a forma como as empresas interagiriam com os clientes no universo digital.


E você, qual foi a primeira coisa que comprou pela Internet na sua vida?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Cena do filme The Net (1995) no qual Sandra Bullock pede uma pizza online
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *