A Netscape Communications Corporation de 1994
Em 4 de abril de 1994, James H. Clark e Marc Lowell Andreessen fundavam a lendária empresa Netscape Communications Corporation, criadora do revolucionário aplicativo Netscape Navigator.
A história da empresa começaria um ano antes, quando os programadores Marc Lowell Andreessen e Eric J. Bina, então funcionários da instituição estadunidense NCSA (Centro Nacional de Aplicações de Supercomputação), resolveram criar uma versão de navegador web que fosse mais amigável e que integrasse, na mesma tela do usuário, tanto a parte textual quanto o conteúdo multimídia, o que pode não parecer, mas era uma enorme novidade para a época 😊. Nascia aí o famoso navegador web NCSA Mosaic.
Com o sucesso do aplicativo criado por Andreessen, James H. Clark (ex-fundador da Silicon Graphics), percebendo a oportunidade de negócio, convidaria Andreessen a deixar a NCSA e se juntar a ele para fundar, no dia de hoje, a empresa Mosaic Communications Corporation, uma empresa de tecnologia que tinha por objetivo desenvolver uma versão “comercial” do navegador Mosaic.
Seu primeiro produto, o Mosaic Netscape 0.9, lançado no mesmo ano, em 13 de outubro de 1994, já dominaria, apenas quatro meses após o lançamento, 75% do mercado de navegadores web, tornando-se o preferido dos “internautas”, como eram chamados os usuários de internet na época.
Mas em função de possíveis disputas judiciais com a NCSA, muito embora não utilizasse nenhum pedaço da programação do antigo Mosaic, a empresa californiana seria rebatizada pouco tempo depois, em 14 de novembro de 1994, com o nome pelo qual entraria para a história: Netscape Communications Corporation, ou simplesmente Netscape, como ficaria popularmente conhecida.
Já no mês seguinte, em 15 de dezembro de 1994, era a vez da revolucionária e histórica versão Netscape Navigator 1.0 chegar ao mercado, que elevaria a empresa à posição de liderança isolada no mercado de navegadores web.
Entrada na Bolsa de Valores
Com o lançamento da Netscape na bolsa de valores norte-americana em 9 de agosto de 1995, a empresa viria seu valor de mercado disparar, chegando à extraordinária casa dos 3 bilhões de dólares, fato ainda mais espantoso por se tratar de uma empresa recém-criada e que nem sequer dava lucro…
Este “fenômeno” entraria para a história do mundo dos investimentos com o nome de “momento Netscape”, passando a se referir ao evento de lançamento de ações em bolsa de uma empresa que demarcaria o nascimento de uma “nova indústria”.
Sucesso
O sucesso da empresa elevaria Andreessen ao status de “popstar”, fazendo com que aparecesse na capa de umas das revistas mais famosas e conceituados do mundo: a Time.
O navegador Netscape foi pioneiro na popularização da internet, desempenhando um papel crucial na disseminação da World Wide Web e se tornando uma peça fundamental no início da era da internet comercial.
Introduziu recursos inovadores, como JavaScript (uma linguagem amplamente usada para scripts do lado do cliente em páginas da web), páginas com conteúdo interativo (como formulários e multimídia), os “cookies”, o protocolo Secure Sockets Layer – SSL (usado para garantir comunicações online seguras), dentre várias outras.
Guerra dos Navegadores
Conta-se que, meses antes do lançamento do seu navegador Internet Explorer, a Microsoft teria procurado a Netscape com a intenção de “lotear” o mercado de navegadores, pedindo que o sistema Windows fosse deixado para a Microsoft, ficando a Netscape com todo o restante das plataformas. Uma prática ilegal conhecida como “truste”.
Mas com a negativa da Netscape em participar do acordo anticompetitivo e ilegal perante as leis estadunidenses, a Microsoft lançaria em agosto de 1995 a versão 1.0 do seu navegador, iniciando aquela que entraria para a história como a “Guerra dos Navegadores”.
Durante esta guerra, o Netscape Navigator, que chegou a dominar 90% do mercado nos anos 90, viu sua participação “derreter”, na medida em que a Microsoft lançava mão de artifícios concorrenciais “questionáveis” para promover seu Internet Explorer.
Esta “batalha sangrenta” culminaria, em 1998, com um processo judicial antitruste contra a Microsoft por concorrência desleal, movido pelo Departamento de Justiça Americano e mais 20 outros estados.
Ela faria também com que a Netscape, reconhecendo que havia perdido a briga contra o navegador Internet Explorer da Microsoft, anunciasse que seu produto Netscape Communicator passaria a ser gratuito e que ainda divulgaria publicamente seu código fonte, fazendo nascer o projeto mozilla.org, que posteriormente daria origem ao navegador Mozilla Firefox.
Curiosamente, o nome-código interno original do projeto do navegador Netscape lá em 1994 era “Mosaic Killer”, ou simplesmente “Mozilla”, exatamente o nome que seria adotado pela organização que passaria a manter o projeto de navegador de código aberto criado pela Netscape com o fim de suas atividades comerciais. 😊
Triste Fim
Neste mesmo ano de 1998, com a Netscape tendo perdido e maior parte do seu universo de usuários, o provedor de internet America Online (AOL) adquiria a empresa, tornando-a sua subsidiária. Isso porque a AOL acreditava que, embora o navegador Netscape tenha perdido sua posição de destaque, a marca ainda era muito lembrada e forte.
Mas após quase uma década mantendo o desenvolvimento do Netscape, a AOL anunciaria, em 28 de dezembro de 2007, que deixaria de lançar novas versões do browser, para a tristeza dos seus fãs. Isso se concretizaria em 20 de fevereiro de 2008, quando a derradeira versão Netscape Navigator 9.0.0.6 seria lançada, encerrando definitivamente a jornada deste lendário navegador de internet.
Embora a Netscape tenha enfrentado desafios e mudanças estratégicas ao longo do tempo, que eventualmente a levassem a encerrar suas atividades comerciais, seu impacto na história da internet é inegável, contribuindo para a massificação da web, a introdução de diversos padrões abertos e influenciando todos os navegadores que viriam depois dele.
Para conhecer ou relembrar:
Quer conhecer as primeiras versões do Netscape Navigator? Elas estão disponíveis para download aqui neste endereço.
E você, utilizou alguma das versões do Netscape Navigator?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O navegador NCSA Mosaic de 1993
- O Dia do Internauta de 1991
- O artigo “Gerenciamento de Informações: Uma Proposta” de 1989
- A primeira conferência Internacional da World-Wide Web de 1994
- O código-fonte da Web era tornado público em 1993
- A primeira página WEB da história de 1991
- O primeiro servidor de páginas web de 1991
- O navegador Microsoft Internet Explorer de 1995
- O Internet Explorer é integrado ao Windows em 1994
- A criação da Microsoft em 1975
- O processo antitruste contra a Microsoft de 1998
- A criação do projeto mozilla.org em 1998
- O navegador Mozilla Phoenix era rebatizado em 2003
- O navegador Mozilla Firefox 1.0 de 2004
- O acordo entre a Nintendo e a Silicon Graphics de 1993
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: