Em 24 de agosto de 1995, a Microsoft lançava o revolucionário sistema operacional Microsoft Windows 95.

E chegou fazendo muito barulho, com direito a um evento digno de Hollywood e uma das maiores campanhas de marketing da história, com cursos estimados em US$250 milhões, dos quais 3 milhões só pelos direitos da música Start Me Up dos Rolling Stones.

sistema operacional Windows 95 2
Famoso apresentador Jay Leno participou do evento de lançamento

Primeiro sistema da empresa projetado com suporte “nativo” para aplicações de 32 bits, contava ainda com o sistema MS-DOS integrado ao sistema (escondido, mas tava lá), protocolo TCP/IP de comunicação para a internet incorporado, sistema para internet discada integrado e suporte a nomes longos de arquivos (VFAT).

sistema operacional Windows 95 5
Interface de usuário típica do Windows 95

Era também a primeira vez que nos era apresentado o nosso amado menu “Iniciar”, que acompanharia o sistema até a versão Microsoft Windows 8… Mas que voltaria rapidamente depois de um tempo desaparecido 😊.

Mas o desejo da empresa de manter a “compatibilidade” com a versão anterior do Windows foi um dos “calos” do Windows 95.

sistema operacional Windows 95 6
Algo que todos na época conheceram: a temida “tela azul da morte”

Isso porquê aplicativos antigos e não “nativos” do novo Windows levavam o sistema frequentemente a travar e a exibir aquela conhecida “tela azul da morte”. Esse comportamento criou a fama do W95 de ser “instável”.

Mesmo com estes problemas, esta nova versão foi um estrondoso sucesso de vendas, vendendo mais de um milhão de cópias nos quatro primeiros dias de comercialização.

sistema operacional Windows 95 3
Histeria total dos usuários no dia do lançamento!

No ano seguinte, a versão OSR2 do Microsoft Windows 95 acrescentaria ao sistema o suporte à dispositivos USB e o sistema de arquivos FAT32, aumentando em muito o tamanho suportado para os discos rígidos (HDs).

sistema operacional Windows 95 4
Pacotes de distribuição

Fato curioso é que, exatos dois anos antes, em 24 de agosto de 1993, a Apple perdia para a Microsoft o processo em que a empresa da maçã acusava a Microsoft de “copiar” a interface gráfica do Mac. Esta derrota abriu todas as portas para que o Microsoft Windows 95 pudesse ser criado.

E você, quando conheceu o Microsoft Windows 95?

Cerimônia de lançamento do Windows 95
Comercial “Start me Up”
Vídeo Guia do W95 apresentado por Jennifer Aniston e Matthew Perry
Gates e a diretoria da empresa “dançando” no evento