A Apple processa a Microsoft em 1988

Em 17 de março de 1988, a Apple processa a Microsoft por conta da interface gráfica do novo Windows 2.0.

Nesta data, Apple Computer iniciava processo contra a Microsoft com uma petição de 11 páginas, na qual a Apple acusava a Microsoft de “roubar” a aparência do sistema Macintosh e a utilizar no seu Windows 2.0, supostamente violando 13 de suas patentes.

A grande questão é que a “ideia” original dessa interface gráfica  não era de nenhum deles. Tinha sido copiada por ambos da XEROX, criadora original do conceito.

A coisa começou a “dar ruim” pro lado da Apple no ano seguinte, quando a Apple foi processada exatamente pela XEROX por terem roubado a ideia original deles e usado no LISA e no Macintosh.

Este fato certamente influenciou na decisão final do juiz em 1994, que decidiu que, em função de um acordo assinado entre a Apple e a Microsoft em 1985, a Apple não poderia exigir direitos da ideia da interface gráfica ou mesmo do conceito de “área de trabalho”, perdendo a disputa.

Iniciava-se aí a hegemonia do sistema Windows no mercado de computadores pessoais.

E você, qual sistema operacional é o seu preferido?

Matéria jornalística da época