Em 17 de março de 1988, a Apple processa a Microsoft por conta da interface gráfica do novo Microsoft Windows 2.0.

Esta história começaria ainda durante o desenvolvimento do Apple Macintosh, quando a Microsoft, uma importante desenvolvedora de aplicativos na época, foi convidada pela Apple para conhecer seu novo computador.

Encantado com o sistema, Bill Gates escreveria em 1984 ao então presidente da Apple, John Sculley, sugerindo que licenciasse o MacOS pra outras plataformas, como estratégia para de defini-lo com um “padrão” para todos os computadores pessoais.

Tendo recebido uma resposta negativa e sabedor do apelo comercial que a tal “interface gráfica” tinha, Gates decide então publicar seu próprio sistema, o Microsoft Windows 1.0, que estrearia em novembro de 1985.

É claro que a Apple não ficou nada feliz com isso.

Mas o lance é que, nesta altura, a Microsoft já representava mais da metade das vendas de aplicativos para o Mac e “brigar” com ela não seria uma boa estratégia.

A Microsoft não tinha simplesmente “tirado da cartola” o Microsoft Windows. Ele já vinha sendo desenvolvido mesmo antes da empresa conhecer o Mac, dado que ambas Apple e Microsoft, haviam licenciado a tecnologia da Xerox.

Este pequeno “desentendimento” entre as empresas seria apaziguado com a assinatura, em 21 de novembro e 1985, de um acordo entre Apple e Microsoft, onde a primeira licenciaria a parte visual do MacOS, em troca da Microsoft continuar desenvolvendo softwares para a Apple e de dar uma exclusividade de dois anos no fornecimento do software de planilha eletrônica Excel.

Curiosamente, o mesmo acordo dava à Microsoft o direito “perpétuo” e livre de royalties de usar partes da tecnologia do Macintosh no desenvolvimento de seus softwares dali em diante… e é claro que não havia no texto uma ressalva do tipo “menos para criar um sistema operacional que concorresse com o MacOS“. 😉

Eis que então, passados dois anos, era lançado o Microsoft Windows 2.0, com uma “cara” ainda mais similar à do MacOS.😁

Foi a gota d’água para a Apple Computer que, em 17 de março de 1988, iniciava processo contra a Microsoft com uma petição de 11 páginas, na qual a Apple acusava a Microsoft de “roubar” a aparência do sistema Macintosh e a utilizar no seu Microsoft Windows 2.0, supostamente violando 13 de suas patentes.

A grande questão é que a “ideia” original dessa interface gráfica não era de nenhum deles.

Tinha sido copiada por ambos da XEROX, criadora original do conceito com seu computador Xerox Alto.

A coisa começou a “dar ruim” pro lado da Apple no ano seguinte, quando a Apple foi processada exatamente pela XEROX por terem roubado a ideia original deles e usado nos computadores Apple LISA e no Macintosh.

Este fato certamente influenciaria na decisão do juiz proferida em 24 de agosto de 1993, que determinaria que, em função de um acordo assinado entre a Apple e a Microsoft em 1985, a Apple não poderia exigir direitos da ideia da interface gráfica ou mesmo do conceito de “área de trabalho”, perdendo a disputa.

Neste, que talvez tenha sido o processo mais famoso da história da tecnologia, a decisão à favor da Microsoft abriria definitivamente o caminho para a Microsoft desenvolver o Windows 95, que adotaria uma interface de usuário ainda mais parecida com a do sistema operacional do Macintosh.

Iniciava-se aí a hegemonia do sistema Windows no mercado de computadores pessoais.

E você, quem acha que foi o real criador da interface gráfica com janelas?

Como Apple e Microsoft se tornaram rivais

Um comentário