Em 09 de dezembro de 1987, a Microsoft lançava a nova versão do seu sistema com interface gráfica, o Microsoft Windows 2.0.

A família Windows é uma linha de sistemas operacionais com uma interface gráfica de usuário (GUI), inaugurada em 1983 e que evoluiu enormemente ao longo dos anos.

Mas digamos que esta versão do Windows não podia ser chamada de “sistema operacional”, dado que ainda dependia do sistema MS-DOS para funcionar. Na prática, se resumia a uma camada gráfica simplória, que permitia operar o computador com um mouse e rodar programas MS-DOS.

sistema Microsoft Windows 2.0 2
Mídias de instalação e caixa

Como novidades, trazia o recurso de sobreposição e redimensionamento das janelas, operações de “minimizar” e “maximizar”, ícones de área de trabalho, atalhos de teclado, suporte o padrão VGA de placas de vídeo com 16 cores, a estreia do lendário “Painel de Controle” e os arquivinhos .PIF (Program Information File).

O sistema estava disponível em duas versões.

A primeira, o modo 8086, era a modalidade básica de 16 bits, compatível com os microprocessadores Intel 8086 e 8088. Este modo, contudo, não tinha capacidade de acessar a área de memória alta. Ele seria posteriormente rebatizado como modo Windows/286 na versão Windows 2.1 do ano seguinte.

sistema Microsoft Windows2.0 3
Interface do sistema quando operando em adaptador de vídeo VGA colorido
sistema Microsoft Windows 2.0 4
Interface do sistema quando operando em adaptador de vídeo monocromático

A outra modalidade de operação, a Windows/386, bem mais evoluída, se aproveitava dos novos recursos do processador Intel 80386 de 32bits, contando com um kernel rodando em modo protegido, possibilidade de executar simultaneamente vários programas MS-DOS (multitarefa) e suporte à memória expandida (Emulação de EMS).

Esta foi a última versão do Windows capaz de ser executada diretamente a partir dos disquetes, e que passou a exigir um disco rígido a partir da versão Windows 2.1.

Foi também no Windows 2.0 em que foram apresentadas as primeiras versões para Windows do editor de textos Word e da planilha eletrônica Excel.

sistema Microsoft Windows 2.0 5
O sistema contava com vários aplicativos de terceiros já desenvolvidos

A nova funcionalidade de sobreposição de janelas renderia. em março do ano seguinte, um processo movido pela Apple, sob a acusação da Microsoft ter “roubado” a aparência do sistema Macintosh, utilizando-a no seu Windows 2.0, supostamente violando 13 de suas patentes.

Provavelmente você não vai se lembrar de ter usado esta versão. 😊 A grande maioria das pessoas só começou a usar o Windows em sua versão Windows 3.X, quando ganharia uma maior popularidade.

sistema Microsoft Windows 2.0 6
Mudança da marca
Para conhecer ou relembrar:

Que tal conhecer ou matar a saudade desta antiga versão do Windows?

Aqui neste endereço você encontrará um emulador online que roda direto no seu browser.

E você, qual a primeira versão do Microsoft Windows que usou?

Instalando um Windows 2.0 em um PC/XT
Review do Windows 2.0 e aplicativos da época