Em 21 de setembro de 1994, a gigante do software Microsoft lançava a segunda versão do seu sistema operacional Microsoft Windows NT 3.5.

O Windows NT foi um sistema operacional de 32 bits com interface gráfica, multiusuário e multitarefa, desenvolvido pela Microsoft e lançado em 1993, em decorrência de uma parceria com a IBM no desenvolvimento do sistema operacional OS/2.

sistema operacional Microsoft Windows NT 3 5 2
Interface de usuário, ainda similar à do Windows 3.1

Diferentemente da versão Windows NT 3.1 anterior (a primeira), que oferecia duas modalidades denominadas “Windows NT” e “Windows NT Advanced Server”, destinadas ao uso em estações de trabalho e servidores, respectivamente, esta nova versão teve suas duas modalidades rebatizadas como “Windows NT Workstation” e “Windows NT Server”.

sistema operacional Microsoft Windows NT 3 5 3
Pacote de distribuição da versão “Server”, para servidores

Traziam agora recursos integrados para operação em redes locais, incluindo-se a pilha de comunicação Winsock e o protocolo TCP/IP em uma implementação completa. Foi também adicionada a possibilidade de acesso remoto por conexões via linha telefônica discada (Remote Access Service – RAS).

Contava ainda com suporte à subsistemas “servidores” para os protocolos FTP (transferência de arquivos) e LPR (impressão) oriundos do UNIX, além do serviço de servidor HTTP (web) para Internet.

Outra nova e interessante funcionalidade era seu novo sistema de arquivos (VFAT), que passava a permitir nomes longos de arquivos, com até 255 caracteres.

sistema operacional Microsoft Windows NT 3 5 4
Pacote de distribuição da versão “Workstation”, para estações de trabalho

Embora incorporasse várias melhorias de performance e inovações, sofreu com uma série de problemas, entre eles a incompatibilidade com computadores utilizando CPUs Intel Pentium, nos quais se recusava a instalar, falha sanada apenas no ano seguinte, com a versão 3.51.

Para conhecer ou relembrar:

Caso queira conhece-lo ou matar a saudade, algumas versões estão disponíveis aqui para download.

E você, usou alguma versão do Windows NT?

Visão geral do Windows 3.5
Episódio do programa Computer Chronicles sobre o Windows NT