Em 24 de abril de 2003, o sistema operacional Microsoft Windows Server 2003 começava a ser distribuído.

Chegando para suceder ao Microsoft Windows 2000 Server, o Microsoft Windows Server 2003 (Windows NT 5.2) foi uma família de sistemas operacionais destinados a computadores do tipo “servidor”, que se tornaria um marco na história da tecnologia da informação.

Sistema Operacional Microsoft Windows Server 2003 2
Interface de usuário típica do sistema

Anunciado na época como sendo o software da empresa “mais rigorosamente testado até aquela data, ocupou mais de dois anos de trabalhos das equipes de desenvolvimento, que se debruçaram em melhorias de segurança, estabilidade e performance, a fim de criar um sistema operacional que pudesse atender às demandas das empresas e organizações de grande porte.

Uma destas evoluções já aparece ainda durante a implantação do sistema, cuja instalação padrão não possui nenhum dos aplicativos de servidor ativado, exigindo do usuário uma ação consciente de habilitação dos serviços desejados, reduzindo enormemente a “superfície de ataque” nas máquinas recém configuradas.

Com uma aparência que lembrava em muito o Windows XP, no qual era baseado, o Windows Server 2003 apresentava como uma das principais características a sua evolução no quesito segurança, pensado desde sua concepção para ser mais seguro do que os seus antecessores, já incluindo nativamente um serviço evoluído de firewall e com a maioria dos serviços desativados por padrão.

Sistema Operacional Microsoft Windows Server 2003 3
A ferramenta “Manage Your Server” e as funções que podiam ser habilitadas

Esta evolução foi, em grande parte, motivada por uma numa série de mudanças nos padrões e práticas de segurança da Microsoft, em função do lançamento da iniciativa Trusted Computing (Computação Confiável), sendo ele o primeiro sistema operacional da empresa produzido após o estabelecimento do Trusted Computing Group (TCG).

As evoluções incluíram também, entre outras:

• O aplicativo servidor de páginas web Internet Information Services (IIS) v6.0, quase que totalmente reescrito para melhorar o desempenho e a segurança, permitindo agora isolar cada site em um servidor distinto.
  • O Distributed File System – DFS (Sistema de Arquivos Distribuídos) que passava a oferecer e suporte à hospedagem de várias raízes DFS num mesmo servidor.
  • O serviço Terminal Services, um serviço de área de trabalho remota presente na maioria das suas versões, apresentado pela primeira vez no Windows NT Server 4.0, mas que se tornaria amplamente utilizado pelos usuários especialmente a partir do Microsoft Windows 2000.
  • O serviço Active Directory com diversas novas funcionalidades, como a possibilidade de renomear o domínio.
  • O aplicativo Manage Your Server (Gerencie seu servidor), ferramenta administrativa que possibilita que o administrador do sistema habilite quais funcionalidades de “servidor” ele deseja.
  • O gerenciamento de disco aprimorado, que incluía o recurso de “shadow copy”, permitindo a realização de backup de arquivos abertos.
Sistema Operacional Microsoft Windows Server 2003 4
Alguns exemplos dos discos de instalação

O Microsoft Windows server 2003 foi produzido nas versões Web Edition (para servidores Web), Standard Edition (pequenas e médias empresas), Enterprise Edition (empresas de maior porte), Datacenter Edition (ambientes de alta segurança e estabilidade), além de variantes como Windows Compute Cluster Server (para ambientes de supercomputação), Windows Storage Server (sistemas de armazenamento), Windows Small Business Server (pequenos negócios), Windows Home Server (uso doméstico) e Windows Server for Embedded Systems (para uso embarcado em equipamentos).

Seu “kernel” (núcleo central) seria posteriormente emprestado ao sistema operacional Microsoft Windows Vista.

Em 6 de dezembro de 2005 receberia a atualização Microsoft Windows Server 2003 R2, sendo definitivamente sucedido pelo Microsoft Windows Server 2008.

E você, utilizou algum dos recursos do Microsoft Windows Server 2003 em algum sistema?

Comercial de TV