Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 27 de fevereiro de 2008, o sistema operacional Microsoft Windows Server 2008 começava a ser distribuído.

O Microsoft Windows Server 2008, cujo codinome de projeto era “Longhorn Server“, era mais um dos membros da família de Sistemas Operacionais (SO) para servidores do Microsoft Windows, sendo a última versão “servidor” ainda disponível também na modalidade 32 bits.

Anunciado 16 de maio de 2007, tinha como base a plataforma Windows NT 6, a mesma do Microsoft Windows Vista e do subsequente Microsoft Windows 7.

Sua similaridade com o Windows Vista fazia com que compartilhasse também a maioria de sua estrutura, recursos e funcionalidades, como o sistema de gerenciamento de segurança, o protocolo de comunicação IPv6 agora nativo, rede sem fio (WiFi) integrada, além de maior velocidade de operação.

sistema operacional Microsoft Windows Server 2008 2
Interface de usuário típica do sistema

Dentre as novas funcionalidades, na parte de segurança o sistema traz agora o recursos BitLocker, ASLR e um sistema de firewall aprimorado.

Outra novidade era que CPUs e unidades de memória passaram a ser tratados como dispositivos Plug & Play”, permitindo que fossem acrescentados dinamicamente (com o computador funcionando) e melhor, que o computador pudesse ter seus recursos de hardware “fatiados” (Dynamic Hardware Partitioning) também dinamicamente, com cada “fatia” (ou partição) contendo sua própria CPU, memória e demais recursos de sistema.

O Microsoft Windows Server 2008 contava ainda com uma modalidade de instalação denominada Server Core, uma instalação “enxuta” e que iniciava o sistema servidor apresentando, na console do operador, apenas um interpretador de linha de comandos.

sistema operacional Microsoft Windows Server 2008 3
A interface “minimalista” do Windows Server 2008 Server Core

Ao mesmo tempo que este recurso trazia ganhos de performance, obrigava ao administrador do sistema a operar o servidor sem aplicativos gráficos, utilizando somente linha de comando, ou então remotamente por meio da ferramenta Microsoft Management Console (MMC).

Outro benefício que esta instalação compacta do Microsoft Windows Server 2008 trazia era uma menor vulnerabilidade a ataques de invasores, visto que tornava o sistema imune a pelo menos 70% das vulnerabilidades documentadas nos 5 anos anteriores.

Foi produzido em uma grande variedade de versões, identificadas pelas denominações: Windows Server 2008 Standard, Windows Server 2008 Enterprise, Windows Server 2008 Datacenter, Windows HPC Server 2008 (clusters), Windows Web Server 2008, Windows Storage Server 2008, Windows Small Business Server 2008 (para pequenas empresas), Windows Essential Business Server 2008 (para empresas de médio porte), Windows Server 2008 Itanium e Windows Server 2008 Foundation (versão OEM).

Uma segunda versão, o Microsoft Windows Server 2008 R2, seria ainda lançada concomitantemente com o Windows 7, em 22 de outubro de 2009.


E você, utilizou alguma das versões do sistema Microsoft Windows Server 2008?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Introdução ao Windows Server 2008
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *