Em 17 de fevereiro de 2000, a Microsoft apresentava seu novo membro da família Windows NT, o sistema operacional Microsoft Windows 2000.

Em mais uma geração da variante Windows NT, da família de sistemas Microsoft Windows, o sistema operacional (SO) Microsoft Windows 2000 (NT 5.0) chegava para suceder ao Windows NT 4.0, com suporte aos processadores x86 compatíveis de 32 bits, Itanium de 64 bits, além de verões para CPUs DEC Alpha, MIPS e PowerPC.

Foi produzido em quatro versões básicas: Professional (para computadores desktop), Server (com funcionalidades para servidores), Advanced Server (funções avançadas para servidores) e Datacenter Server (suportando mais processadores e memória RAM para manipular grandes volumes de dados).

O sistema operacional Microsoft Windows 2000 3
Diferentes versões do Win2000: Foco corporativo

Com ele tinha início da fusão entre as linhas Windows Win9X e a linha Windows NT, trazendo consigo as tão desejadas funcionalidades “Plug&Play”, disponíveis até então nas variantes domésticas do Windows.

Foi também no Microsoft Windows 2000 que estrearam recursos como o sistema de arquivos NTFS 3.0, o serviço de diretórios unificado (baseado no LDAP) batizado como Active Directory (AD), o Microsoft Management Console (MMC) e o sistema de arquivos distribuído DFS (Distributed File System).

O sistema operacional Microsoft Windows 2000 2
Uma interface muito similar à do Windows 98

Muito embora fosse uma versão focada nos usuários corporativos, como vinha sendo o Microsoft Windows NT até então, despertou enorme interesse dos usuários domésticos, dada sua estabilidade muito superior às alternativas disponíveis, mesmo considerando as melhorias do novo Microsoft Windows ME, o sucessor do Microsoft Windows 98.

Fato é que o Microsoft Windows ME não agradou à maioria dos usuários, fazendo com que muitos destes, ou mantivessem a versão Microsoft Windows 98, ou adotassem o Microsoft Windows 2000.

Simplesmente “pularam” o ME. 😊

O sistema operacional Microsoft Windows 2000 4
Algumas das mídias de instalação

A fusão total Win9x/NT se concluiria na versão Microsoft Windows XP, lançada no ano seguinte, unificando as variantes para desktops “domésticos” e “corporativos” num só produto.

O Microsoft Windows 2000 vendeu 1,5 milhões de cópias nos primeiros dois meses de venda, deixando finalmente de ser suportado 10 anos depois, em 13 de julho de 2010.

E você, usou o Windows 2000 ou preferiu manter o Windows 98?

Comercial Windows 2000