Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 14 de outubro de 1992, as empresas IBM, Motorola e Apple anunciam publicamente o lançamento do microprocessador PowerPC modelo 601, o primeiro da linha.

A IBM já vinha, desde os anos 70, desenvolvendo o conceito de arquitetura RISC para microprocessadores, que prioriza a velocidade de operação, eliminando instruções complexas e pouco utilizadas nos processadores.

Destas pesquisas nasceu a arquitetura POWER, que equipou estações de trabalho e supercomputadores da linha IBM RISC System/6000, lançada no início dos anos 90.

A empresa percebeu, contudo, que sua arquitetura POWER, baseada num modelo de processador construído a partir de múltiplos chips, teria dificuldades em ser escalada para uma variedade maior de computadores (como desktops), demandando o desenvolvimento de uma versão em um único chip.

microprocessador PowerPC 2
O IBM POWER

Ao mesmo tempo, a Apple já tinha se dado conta de que sua dependência da Motorola, cujos microprocessadores equipavam praticamente toda sua linha de computadores, começava a lhe trazer problemas.

Muito disso em função dos diversos atrasos, por parte da Motorola, no lançamento do novo microprocessador Motorola 68040.

Eis então que a IBM procura a Apple, propondo uma parceria no desenvolvimento de uma nova CPU, baseada na sua arquitetura POWER.

Por sua vez, a Apple, em função da parceria de longa data e também pela sua vasta experiência na produção de microprocessadores em grande volume, convida a Motorola para integrar o projeto.

Nascia aí a AIM Alliance, parceria entre Apple, IBM e Motorola anunciada em 2 de outubro de 1991, que, dentre outros objetivos, tinha a missão de desenvolver o novo processador que ficaria conhecido como PowerPC.

Mas havia ainda um outro objetivo “oculto” nessa parceria, que dava tanto à IBM quando a Motorola o direito de fabricação dos novos chips: combater a hegemonia de mercado da dupla Windows-Intel, que praticamente dominava o segmento de computadores pessoais.

O PowerPC, ou simplesmente PPC, é um microprocessador do tipo RISC, cujo nome advém da sigla formada pelas iniciais da frase “Performance Optimization With Enhanced RISC – Performance Computing”.

A primeira versão, baseada numa arquitetura de 32bits e que teve modelos com frequências de operação de 50 e 66MHz, contava com uma memória cache interna de 32MB e capacidade de operações de ponto flutuante (coprocessador matemático) integrada no chip.

microprocessador PowerPC 3
Esteve presentes em várias plataformas…

O primeiro computador a utilizá-lo foi a estação de trabalho IBM RS/6000, seguido de diversos modelos da Apple como os iMacs, iBooks, PowerMacs e PowerBooks, além de consoles de videogames como o Microsoft XBOX 360, Nintendo Wii, Nintendo GameCube, Apple Pippin e Sony PlayStation 3.

microprocessador PowerPC 4
…até em videogames!

Contou também com diversas versões de sistemas operacionais, como IBM Workspace OS, Microsoft Windows NT, Sun Solaris, IBM AIX, MacOS, BeOS, BSD, Linux, entre outros.

Atualmente, embora praticamente não existam modelos de desktops que o utilizem, variantes deste processador ainda são muito utilizadas em dispositivos portáteis, impressoras ou em aplicações industriais, inclusive nas sondas da NASA Curiosity e Perseverance. 😊


E você, teve algum modelo de computador com processador PowerPC?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Programa Computer Chronicles sobre o PowerPC
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *