O microcomputador Apple Macintosh Classic de 1990

Em 15 de outubro de 1990, a Apple lançava mais um membro da família Mac, o microcomputador Apple Macintosh Classic.

Chegando como substituto para os modelos Macintosh Plus e Macintosh SE, o novo Macintosh Classic trazia linhas mais modernas em seu design, atualizava tecnologicamente alguns poucos componentes internos e ao mesmo tempo oferecia uma redução no preço final.

microcomputador Apple Macintosh Classic 2
Vista traseira

Contudo, na prática, não era muito “diferente” daqueles que o antecederam, mantendo basicamente as características gerais do Macintosh original, lá de 1984.

Isso fez com que o Macintosh Classic fosse alvo, quando do seu lançamento, de inúmeras críticas por parte da imprensa especializada, que o acusaram de não trazer nada de novo, a não ser o preço.

microcomputador Apple Macintosh Classic 3
Vista interna

Contava com o mesmo processador Motorola 68000 dos seus predecessores, rodando a uma frequência de 8MHz, um monitor integrado P&B de 9”, 1MB de memória RAM (expansível a 4MB), 512KB de memória ROM e uma unidade de disquete com capacidade de 1,44MB. Uma versão com um disco rígido de 40MB também estava disponível.

microcomputador Apple Macintosh Classic 4
Outros modelos também foram lançados neste dia

Tudo isso por apenas US$ 999, tornando-se o primeiro Mac a ser comercializado com valor abaixo de US$ 1.000, o que foi um grande feito pra época.

Nesta mesma data, foram também lançados os modelos Macintosh LC, com o microprocessador Motorola 68020 por US$2.400 e o Macintosh IIsi, equipado com o Motorola 68030 por meros US$4.569. Para bolsos exigentes. 😊

O Macintosh Classic teve uma vida curta, deixando de ser produzido em 14 de setembro de 1992.

microcomputador Apple Macintosh Classic 5
Um Mac virtual no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, teve contato com algum dos primeiros modelos do Macintosh?

Visão geral do hardware do Classic
Usando um Classic