Em 16 de janeiro de 1986, a Apple lançava seu novo modelo da linha Macintosh, o microcomputador Apple Macintosh Plus.

Terceiro modelo da família Macintosh, chegava dois anos depois do modelo original, dessa vez trazendo melhorias reais mais que comemoradas pelos usuários, que reclamavam dos modelos Macintosh 128 e Macintosh 512 não permitirem nenhuma expansão.

microcomputador Apple Macintosh Plus 2
Vista traseira

Contava com a mesma CPU Motorola 68000 rodando a 7,8MHz, mas com uma memória RAM agora de 1MB, podendo alcançar até 4MB por meio dos quatro slots internos padrão SIMM de 30 pinos disponíveis na placa mãe.

Uma memória ROM, ampliada de 64 para 128KB, aprimorava o sistema MacOS, acrescentando bibliotecas gráficas aperfeiçoadas, suporte a unidades de disco rígido e disquetes externas, drivers para dispositivos SCSI, rede AppleTalk e o novo sistema de arquivos HFS (Hierarchical File System).

microcomputador Apple Macintosh Plus 3
Detalhes internos

Foi também o primeiro Mac a incluir uma porta para os dispositivos padrão SCSI, possibilitando a conexão dos tão desejados discos rígidos e uma infinidade de dispositivos externos.

Também muito comemorada, estreava ainda a novíssima unidade de disquetes de face dupla, com capacidade de 800KB, o dobro da geração anterior.

microcomputador Apple Macintosh Plus 4
Placa principal

Externamente, adotou o mesmo gabinete bege dos seus predecessores, cor que seria substituída no ano seguinte, em 1987, pelo cinza “Platinum”, tendência adotada também no modelo Apple IIe Platinum lançado no mesmo ano.

Para os proprietários dos modelos anteriores, um “kit de atualizaçãofoi disponibilizado pela Apple, contendo uma nova placa mãe, uma nova unidade de disquetes e uma nova tampa traseira, em que figurava a inscrição “Macintosh Plus 1 MB”. Porém, o preço salgado, quase de um Mac Plus novo, desestimulou muitos usuários a realizar o upgrade.

microcomputador Apple Macintosh Plus 5
Anúncio da época

Planejado para ser substituído em 1987 pelos modelos Macintosh SE e Macintosh II, dado seu preço mais acessível, permaneceu sendo comercializado até o final de 1990, quando do lançamento do Macintosh Classic, sendo o modelo mais longevo da família.

microcomputador Apple Macintosh Plus 6
Um Mac virtual no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, teve algum dos modelos da era Motorola dos Macintosh?

Restaurando um Mac Plus
Comercial do Mac Plus