O microcomputador Apple Macintosh 512K de 1984

Em 10 de setembro de 1984, a Apple apresentava ao mundo o microcomputador Apple Macintosh 512K, o “Fat Mac”, sua segunda versão.

No fundo, tratava-se basicamente um “upgrade” do Mac original, que tinha apenas 128KB de memória RAM, mantendo todas as demais configurações.

microcomputador Apple Macintosh 512K 2
Vista traseira

Este “gás” na capacidade de memória aumentava suas aplicações em empresas e permitiria rodar softwares mais pesados.

microcomputador Apple Macintosh 512K 3
Vista interna

Da mesma forma que o modelo anterior, era equipado com uma CPU Motorola 68000 rodando a 7,83MHz, uma memória RAM quatro vezes maior (512KB), 64KB de Memória ROM, uma unidade de disquetes de 400KB e um monitor monocromático integrado de 9” com resolução máxima de 512×342 pontos. Suportava as versões do sistema operacional MacOS da 1.0 à 4.1.

microcomputador Apple Macintosh 512K 6
Anúncio da época

Foi também a partir deste modelo que a empresa brasileira Unitron fez o primeiro clone de um Mac no mundo: o Unitron 512.

A criação desta cópia chegou a causar uma crise diplomática entre Brasil e EUA, que depois de muitas idas e vindas, inclusive com a ameaça do governo norte-americano de parar de importar suco de laranja brasileiro, culminou com a criação da primeira Lei de software do país em 1987 e a quase falência da Unitron.

microcomputador Apple Macintosh 512K 5
Linha do tempo dos Macs

Em 1986, um novo upgrade deste modelo da Apple seria lançado, o Mac 512Ke, que passava a contar com uma nova unidade de disquetes de 800KB de capacidade e uma memória ROM de 128KB (a mesma do modelo Macintosh Plus).

microcomputador Apple Macintosh 512K 7
Um Mac 512K virtual no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, usou algum dos modelos originais do Macintosh?

Desmontagem e Review de um Mac 512k
Reparando um Mac 512k com HD interno