O sistema operacional Apple Mac System Software Mac OS de 1984
Em 24 de janeiro de 1984, juntamente com o microcomputador Apple Macintosh, era lançado o sistema operacional Mac System Software Mac OS.
O “Macintosh System Software”, “System“, Macintosh Operating System ou simplesmente Mac OS (com ficaria conhecido futuramente), é o sistema operacional oficial dos computadores Apple Macintosh, tendo sido o primeiro a realmente “popularizar” a interface gráfica operada por um mouse em um computador pessoal.
Lançado pela Apple em 24 de janeiro de 1984, junto com o primeiro modelo de computador Apple Macintosh (o Macintosh 128K), o Mac System Software foi parcialmente baseado no sistema Lisa OS, criado pela Apple para o seu primeiro (e fracassado) computador a contar (de série) com uma interface gráfica de usuário (GUI), o Apple LISA, de 1983.
Sucesso comercial e de crítica, oferecia uma experiência de usuário mais intuitiva, amigável e divertida do que os sistemas operacionais baseados em texto da época, destacando-se pela sua qualidade gráfica, muito superior à dos concorrentes, permitindo que os usuários realizassem tarefas através de cliques em ícones, menus e janelas, proporcionando uma experiência visual e interativa única.
Tinha como uma de suas características marcantes a interface baseada nas famosas “janelas”, permitindo aos usuários trabalhar com vários aplicativos simultaneamente, o que representaria um avanço significativo em relação aos sistemas operacionais anteriores, que muitas vezes limitavam os usuários a executar apenas um programa por vez.
A presença da “metáfora” do desktop, inspirada nos sistemas Xerox Alto e Xerox Star 8010, desenvolvidos no laboratório de pesquisa PARC da Xerox, com ícones representando arquivos e aplicativos, tornaria a organização e o acesso aos dados mais “visuais” e acessíveis, possibilitando operações como arrastar e soltar (drag-and-drop), facilitando a manipulação de arquivos e pastas de maneira bem mais intuitiva.
Foi o principal sistema operacional da linha de computadores Macintosh até 2001, quando seria substituído pelo Mac OS X, tendo passado ao longo dos anos por vários aprimoramentos e atualizações, com ganhos de desempenho, segurança, adição de suporte a cores, redes, multitarefa e memória virtual. Sua transição para a arquitetura PowerPC e, mais tarde, para processadores Intel, também marcaria fases importantes na evolução do sistema operacional.
O Mac OS produziria um grande impacto na história da computação e da cultura popular, influenciando o design de outros sistemas operacionais, softwares, filmes, músicas e jogos, tendo sido usado por muitos profissionais e entusiastas nas áreas de educação, editoração, arte, música e cinema.
Embora tenha evoluído para se tornar o macOS moderno, o lançamento inaugural em 1984 estabeleceria as bases para o sucesso contínuo da Apple no mercado de computadores pessoais, não só definindo muitos padrões para interfaces gráficas em computadores, mas também produzindo influências na indústria de tecnologia como um todo, moldando as expectativas dos usuários em relação à usabilidade e ao design de muitos sistemas operacionais futuros, inclusive do Microsoft Windows.
Para conhecer ou relembrar:
Você pode baixar e experimentar as primeiras versões do sistema aqui neste endereço.
E você, qual a versão do Mac OS mais revolucionária na sua opinião?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O microcomputador Apple Macintosh de 1984
- O microcomputador Apple Macintosh 512K de 1984
- O microcomputador Apple Macintosh Plus de 1986
- O microcomputador Apple Macintosh II de 1987
- O microcomputador Apple Macintosh Classic de 1990
- O microcomputador Apple Macintosh Color Classic de 1993
- O nascimento da marca Macintosh em 1982
- O microcomputador Apple iMac de 1998
- O microcomputador Apple Power Mac G5 de 2003
- O microcomputador Apple Mac TAM 20 anos de 1997
- O microcomputador Apple Mac Mini de 2005
- O microcomputador Apple Power Macintosh de 1994
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: