Em 24 de janeiro de 1984, juntamente com o microcomputador Apple Macintosh, era lançado o sistema operacional Mac System Software Mac OS.

O “Macintosh System Software”, “System“, Macintosh Operating System ou simplesmente Mac OS (com ficaria conhecido futuramente), é o sistema operacional oficial dos computadores Apple Macintosh, tendo sido o primeiro a realmente “popularizar” a interface gráfica operada por um mouse em um computador pessoal.

Lançado pela Apple em 24 de janeiro de 1984, junto com o primeiro modelo de computador Apple Macintosh (o Macintosh 128K), o Mac System Software foi parcialmente baseado no sistema Lisa OS, criado pela Apple para o seu primeiro (e fracassado) computador a contar (de série) com uma interface gráfica de usuário (GUI), o Apple LISA, de 1983.

Sucesso comercial e de crítica, oferecia uma experiência de usuário mais intuitiva, amigável e divertida do que os sistemas operacionais baseados em texto da época, destacando-se pela sua qualidade gráfica, muito superior à dos concorrentes, permitindo que os usuários realizassem tarefas através de cliques em ícones, menus e janelas, proporcionando uma experiência visual e interativa única.

sistema operacional Apple Mac System Software Mac OS 2
A interface de usuário da primeira versão

Tinha como uma de suas características marcantes a interface baseada nas famosas “janelas”, permitindo aos usuários trabalhar com vários aplicativos simultaneamente, o que representaria um avanço significativo em relação aos sistemas operacionais anteriores, que muitas vezes limitavam os usuários a executar apenas um programa por vez.

A presença da “metáfora” do desktop, inspirada nos sistemas Xerox Alto e Xerox Star 8010, desenvolvidos no laboratório de pesquisa PARC da Xerox, com ícones representando arquivos e aplicativos, tornaria a organização e o acesso aos dados mais “visuais” e acessíveis, possibilitando operações como arrastar e soltar (drag-and-drop), facilitando a manipulação de arquivos e pastas de maneira bem mais intuitiva.

Foi o principal sistema operacional da linha de computadores Macintosh até 2001, quando seria substituído pelo Mac OS X, tendo passado ao longo dos anos por vários aprimoramentos e atualizações, com ganhos de desempenho, segurança, adição de suporte a cores, redes, multitarefa e memória virtual. Sua transição para a arquitetura PowerPC e, mais tarde, para processadores Intel, também marcaria fases importantes na evolução do sistema operacional.

sistema operacional Apple Mac System Software Mac OS 3
Linha do tempo das versões do sistema

O Mac OS produziria um grande impacto na história da computação e da cultura popular, influenciando o design de outros sistemas operacionais, softwares, filmes, músicas e jogos, tendo sido usado por muitos profissionais e entusiastas nas áreas de educação, editoração, arte, música e cinema.

Embora tenha evoluído para se tornar o macOS moderno, o lançamento inaugural em 1984 estabeleceria as bases para o sucesso contínuo da Apple no mercado de computadores pessoais, não só definindo muitos padrões para interfaces gráficas em computadores, mas também produzindo influências na indústria de tecnologia como um todo, moldando as expectativas dos usuários em relação à usabilidade e ao design de muitos sistemas operacionais futuros, inclusive do Microsoft Windows.

Para conhecer ou relembrar:

Você pode baixar e experimentar as primeiras versões do sistema aqui neste endereço.

E você, qual a versão do Mac OS mais revolucionária na sua opinião?

O Mac System 1.0
Visão geral do sistema