Em 14 de março de 1994, a norte-americana Apple lançava, no Lincoln Center de Nova Iorque, sua nova geração de computadores Macintosh baseada nos processadores PowerPC, o Apple Power Macintosh.

Primeiro computador Apple equipado com os processadores da arquitetura PowerPC (resultado da aliança AIMApple, IBM e Motorola), o Apple Power Macintosh foi uma família de computadores pessoais desenvolvidos e vendidos pela Apple Computer como parte da “grife” Macintosh, entre os anos de 1994 e 2006.

A necessidade da mudança na arquitetura dos Macs surgiria do fato dos microprocessadores até então utilizados pelos computadores Apple, os Motorola 680×0, não virem conseguindo oferecer a performance desejada pela empresa da maçã, especialmente após o lançamento dos modelos Intel 80386 e Intel 80486.

microcomputador Apple Power Macintosh 2
Os três primeiros modelos

A empresa iniciaria assim uma busca no mercado por alternativas, tendo avaliado diversas opções de fabricantes como IBM, AMD, MIPS, Sun SARC, i860 e ARM. Deste trabalho, surgiria em 1991 a parceria com a IBM e Motorola que resultaria no novo microprocessador PowerPC.

A primeira demonstração pública do Apple Power Macintosh ocorreria em uma reunião de vendas da Apple Pacific no Havaí, em outubro de 1992, onde a audiência pôde conhecer de perto o protótipo daquele que viria a ser o modelo básico da linha.

Chegando para substituir a linha Apple Quadra (inclusive inicialmente utilizando os mesmos gabinetes), o Apple Power Macintosh foi lançado no dia de hoje com três modelos baseados no microprocessador PowerPC 601 (primeira geração).

microcomputador Apple Power Macintosh 3
Exemplares da linha G3, com a segunda versão seguindo o mesmo conceito introduzido pelo iMac

O modelo básico, o Power Macintosh 6100, contava com um microprocessador PowerPC 601 operando a 60MHz de velocidade, memória RAM de 8MB (até 72MB) com 2 slots, memória ROM de 4MB, memória de vídeo dedicada de 640KB, porta Ethernet AAUI (Apple Attachment Unit Interface), unidade de disquete de 3 ½” de 1,44MB de capacidade, disco rígido SCSI de 160 ou 250MB e unidade de CD-ROM opcional.

O Power Macintosh 7100, modelo intermediário, contava com um microprocessador PowerPC 601 operando a 66MHz de velocidade, memória RAM de 8MB (até 136MB) com 4 slots, memória ROM de 4MB, memória de vídeo dedicada de 1MB, porta Ethernet AAUI, unidade de disquete de 3 ½” de 1,44MB de capacidade, disco rígido SCSI de 250 ou 500MB e unidade de CD-ROM opcional.

O terceiro modelo, o Power Macintosh 8100 (modelo avançado) contava com um microprocessador PowerPC 601 operando a 80MHz de velocidade, memória RAM de 8MB (até 264MB) com 8 slots, memória ROM de 4MB, memória de vídeo dedicada de 2MB, porta Ethernet AAUI, unidade de disquete de 3 ½” de 1,44MB de capacidade, disco rígido SCSI de 250, 500MB ou 1GB e unidade de CD-ROM opcional.

microcomputador Apple Power Macintosh 4
Alguns exemplares da linha G4

Lançaria também a Macintosh Processor Upgrade Card, uma placa de upgrade para os modelos Macintosh anteriores com CPUs Motorola 68040, que incluía um processador PowerPC 601. Durante a inicialização, era dada ao usuário a opção de selecionar o processador desejado.

Os novos modelos ofereciam um desempenho superior aos antigos Macintoshes baseados em Motorola 680×0 (68k), especialmente em aplicações que utilizavam recursos gráficos, multimídia e cálculos matemáticos.

Além do aumento de desempenho, o design dos Apple Power Macintosh seria também foi notável. Eles apresentariam gabinetes com design arrojado e futurista, marcando uma transição estilística na linha de produtos da Apple, elogiados não apenas por sua potência, mas também por sua estética moderna.

Como os programas anteriormente criados para os modelos com processadores Motorola não rodavam nativamente no PowerPC, a nova versão do Apple Mac System 7.1.2 passaria a incluir um “emulador” de Mac 68k, que embora fornecesse boa compatibilidade com o software Macintosh existente, tinha uma performance 30% inferior ao modelo Macintosh Quadra equivalente.

microcomputador Apple Power Macintosh 5
Exemplares da linha G5

Ao longo dos anos seguintes, o Apple Power Macintosh evoluiria, passando por diversas mudanças como, no design, adotando o barramento PCI, migrando dos discos SCSI para o padrão IDE, aposentando a interface Apple Desktop Bus em prol do USB, substituição da interface de rede Apple Attachment Unit Interface por portas ethernet padrão, no nome (simplificado para “Power Mac”) e nas CPUs (com várias gerações de chips PowerPC).

Seria foco também de muito debate na imprensa especializada, seja pelos elogios ao design primoroso que sempre acompanharia os produtos Apple, seja pela controvérsia acerca da alardeada “performance”, quando comparada aos equipamentos de outras arquiteturas, especialmente os PCs com processadores Intel.

Mas com transição do Mac para processadores Intel, anunciada em 2005, a linha seria definitivamente descontinuada em agosto 2006, com a introdução do novo modelo Apple Mac Pro.

E você, teve algum modelo da linha Apple Power Macintosh? Qual?

Reportagem de TV da época do lançamento
Review do Apple Power Macintosh 6100
Usando um Apple Power Macintosh 6100