Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 09 de março de 1993, a Apple Computer, Motorola Inc, IBM, Groupe Bull, Thomson-CSF, Tadpole Technology e Harris Computer anunciavam a fundação da PowerOpen Association, com o objetivo de promover uma nova plataforma de software comum para processadores PowerPC.

A PowerOpen Association (POA) foi uma instituição sem fins lucrativos derivada da parceria que ficaria conhecia como AIM Alliance, formada pela Apple, IBM e Motorola em 1991, e que, dentre outros objetivos, tinha a missão de desenvolver o novo microprocessador que ficaria conhecido como PowerPC.

A POA chegava agora com o foco em estimular a ampliação do mercado dos microprocessadores PowerPC, bem como desenvolver e dar suporte ao padrão PowerOpen Environment (POE).

O POE era uma especificação aberta, que buscava atingir um modelo comum tanto para softwares (aplicativos) quanto para um sistema operacional UNIX de referência, tendo por base o A/UX da Apple e o AIX da IBM.

Assim, programas criados para o PowerPC teriam compatibilidade inclusive em seus formatos de arquivos binários, podendo ser executados em qualquer sistema compatível com o padrão PowerOpen Environment.

Isso possibilitaria, por exemplo, que computadores IBM pudessem executar programas feitos para o computador Apple (Macintosh Application Services) e vice-versa, não importando qual era a interface de usuário original.

Este cenário criaria um fato inédito até então. O de um sistema operacional Apple (ou parte dele) poder ser executado em um computador “não-Apple”.

A adoção do POE também ajudaria a empresa da maçã em outra frente: emplacar seu sistema UNIX (A/UX), até então ignorado pelos administradores de sistemas, mas que agora passaria a ser compatível com aplicativos de outras plataformas.

Cabia também à PowerOpen Association a realização de testes de compatibilidade e certificação de aplicações criadas para o ambiente.

Com o surgimento de diversas outras versões de sistemas UNIX portadas para o PowerPC, a demanda pelo POE foi gradativamente enfraquecendo, ao mesmo tempo em que a PowerOpen Association perdia força e relevância, culminando com o fim da instituição em 1995.


E você, utilizou alguma versão de sistema compatível com o padrão PowerOpen Environment?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

A aliança Apple-IBM-Motorola
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *