Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 03 de novembro de 1971, os programadores Ken Thompson e Dennis Ritchie, funcionários da Bell Labs, lançavam a primeira versão do sistema operacional UNIX.

O UNIX foi um sistema operacional criado pela dupla Keneth Lane Thompson e Dennis MacAlistair Ritchie, ex-membros representantes da Bell Labs na equipe de desenvolvimento do projeto do sistema de tempo compartilhado MULTICS, composta também pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a General Electric.

Após a Bell Labs ter deixado de integrar a equipe de desenvolvimento do projeto MULTICS, por não estar muito feliz com os atrasos no cronograma no “gigantesco” sistema operacional, a dupla de programadores planejou uma versão mais “enxuta” do mesmo e que fosse capaz de ser executada em computadores de menor porte.

sistema operacional UNIX 3
A origem

A primeira implementação aconteceria n’um computador DEC PDP-7, que estava “de bobeira” lá na Bell Labs. Já em 1969, eles tinham conseguido completar a programação das rotinas para o sistema de arquivos hierárquico, o controle de processos, o interpretador de comandos e alguns utilitários.

Nascia assim o UNICS (Uniplexed Information and Computing Service), muito menor e mais simples que o MULTICS (embora baseado nele) e que posteriormente viria a se tornar o UNIX.

Trouxe muitos dos conceitos do sistema original, como: multitarefa por tempo compartilhado, multiusuário, segurança, programação em linguagem de alto nível, sistema de arquivos hierárquico, entre outros.

Sua primeira versão, lançada em 03 de novembro de 1971, já incluía mais de 60 comandos de sistema, como: b (compilador de linguagem de programação “B”), boot (reinicializa o sistema), cat (concatena arquivos), chdir (muda diretório de trabalho), chmod (altera permissões de arquivo), chown (muda proprietário do arquivo), cp (copia arquivo), ls (lista conteúdo do diretório), mv (move ou renomeia arquivo), wc (conta palavras) e who (informações sobre usuários).

sistema operacional UNIX 2
Versão 3 do UNIX rodando em um computador PDP-11

Nesta mesma data, a primeira versão do “Manual do Programador Unix” também era liberada, utilizando para documentação dos comandos o formato “man page”, até hoje utilizado nos sistemas baseados no UNIX.

Em 1972, Ritchie reescreveria sua linguagem de programação “B”, rebatizando-a como “C”. Sim ela mesma! A linguagem de programação C é também criação de Dennis Ritchie. 🙂

E esta mesma linguagem “C”, que passaria a fazer parte do UNIX em sua segunda edição, foi utilizada para reescrever toda a versão 4 do sistema, contrariando a ideia de que sistema operacional rápido deveria ser necessariamente escrito em linguagem Assembly. 😊

E foi exatamente esta abordagem em escrevê-lo em uma linguagem de alto nível que tornou o sistema “portável” para praticamente qualquer plataforma de hardware, universalizando sua possibilidade de uso em virtualmente qualquer ambiente.

sistema operacional UNIX 4
A “árvore genealógica” das inúmeras variantes originadas do UNIX

A partir de sua criação, ao longo dos anos, dezenas de outras variantes (de diversos fabricantes) foram criadas: BSD, Sun Solaris/SunOS, Silicon Graphics IRIX, HP-UX, SCO Unix, IBM AIX, Microsoft Xenix, etc…

Contudo, como os direitos sobre UNIX permaneciam pertencendo à empresa Bell Labs, incluindo-se aí a marca “Unix”, todas as versões derivadas da original dependem de um licenciamento junto à Bell.

Ahh mas e o Linux? Não é UNIX também?

Digamos que “ao pé da letra”, não.

O Linux é um sistema “tipo” UNIX, que tem uma estrutura semelhante e um conjunto de aplicativos/comandos similares, mas que não usa nenhum código de programação derivado do UNIX original, escapando dos direitos autorais.

Atualmente, os sistemas baseados em Unix mais utilizados são o Android, iOS (Apple), Linux e o MacOS (Apple). Pois é, atualmente o iOS e o MacOS da Apple também são variantes do Unix.

Veja a versão completa da primeira edição original do Manual do Programador Unix divulgado por Thompson e Ritchie: (Demais páginas disponíveis neste endereço.)

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab


E você, qual a melhor variante Unix na sua opinião?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Documentário AT&T: UNIX – tornando computadores mais fáceis de usar
Documentário AT&T sobre o UNIX
A história de Ken Thompson e Dennis Ritchie (NIHF)
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *