O tablet Apple iPad mini de 2012

Em 02 de novembro de 2012, a Apple lançava a primeira geração da nova família “compacta” do seu já famoso tablet iPad, o Apple iPad Mini.

A família iPad é uma linha de dispositivos portáteis tipo tablet lançada no ano de 2010 pela Apple, muito embora seu conceito tenha começado a ser pensado pela empresa lá pelos idos de 2002.

Ou seja… a ideia do iPad já existia muito antes do iPhone, que foi lançado primeiro. 😊

Agora, em 2012, com a linha original iPad já em sua 4ª geração, o novo IPad mini consistia numa versão “concentrada” dos seus irmãos maiores, mantendo ainda assim muitas das características e recursos dos “grandões”.

Anunciado publicamente 10 dias antes, em uma conferência no California Theatre da cidade de San Jose/EUA, contava com um microprocessador Apple A5 dual core de 1 GHz de velocidade, 512 MB de memória RAM, até 64 GB de armazenamento interno, duas câmeras (frontal e traseira), conexões sem fio WiFi e Bluetooth, alto-falantes estéreo integrados, além de uma incrível tela sensível ao toque tipo IPS LED de 7,9″ de tamanho e resolução de 1024×768 pontos.

tablet Apple iPad mini 2
Os diversos tamanhos da família iPad

Sua bateria prometia 10 horas de autonomia para navegar na Internet, assistir vídeos ou ouvir músicas.

Assim como os demais modelos, vinha de fábrica com diversos aplicativos já instalados, como: assistente Siri , navegador Safari, Mail, Fotos, Vídeo, Música, iTunes, App Store, Mapas, Notas, Calendário, Game Center , Photo Booth e Contatos. E claro, novos programas podiam ser baixados da App Store.

Da mesma forma, o usuário também tinha a possibilidade de sincronizar dados com seu computador pessoal, seja ele um Mac ou um PC, e com aplicativos de música e arquivos em nuvem.

Mas, diferentemente dos seus antecessores, este primeiro modelo não dispunha de conexão via rede de telefonia celular, comunicando-se exclusivamente via WiFi. Ainda assim, era possível realizar “chamadas” usando um aplicativo de Voz sobre IP, como o Skype.

tablet Apple iPad mini 3
Os principais concorrentes no seu lançamento

Tinha como concorrentes principais na época os dispositivos Amazon Kindle Fire e o Google Nexus 7.

Nesta mesma data, era também lançado o iPad 4.

E você, acha que os tablets conseguem substituir os computadores portáteis e os celulares?

Lançamento oficial do iPad mini (2012)