Em 03 de junho de 1993, a japonesa Casio lançava seu assistente digital pessoal Casio Z-7000 Zoomer.

Chegando pouco tempo depois do seu concorrente Apple Newton (o primeiro Assistente Digital PessoalPDA da Apple), o novo Casio Z-7000 Zoomer desembarcava carregado de desconfiança, muito em função das expectativas não alcançadas pelo modelo da empresa da maçã. 🍎

Surgia numa época em que o mercado de assistentes digitais pessoais ainda estava em seus estágios iniciais de desenvolvimento, com modelos bem limitados em termos de capacidades, e com consumidores ainda sem conhecer amplamente esse tipo de tecnologia.

Em suma: ainda era coisa de “Geek”. 😊

O modelo desenvolvido pela empresa japonesa CASIO, o Z-7000 “Zoomer” (ou Casio XL-7000 nos EUA) usava tecnologia licenciada da Tandy Corporation, fabricante de seu irmão gêmeo Tandy Z-PDA, sendo um dos primeiros dispositivos a oferecer funcionalidades de assistente pessoal em um formato compacto e portátil. Um terceiro modelo menos conhecido, o AST GRiDPad 2390, também foi produzido utilizando a mesma plataforma.

Assistente Digital Pessoal Casio Z-7000 Zoomer 3
As versões Tandy e GRiDPad

Seu nome deriva de um trocadinho com a versão inglesa da palavra consumidor (consumer), que transformando-se em “conzoomer”, originava o nome “zoomer”.

Pesando menos de 500g e com dimensões que cabiam no bolso da camisa, os três modelos tinham funcionalidades basicamente idênticas, diferindo apenas quanto à sua aparência externa, além dos serviços de pós-venda oferecidos por cada fabricante.

Com o Zoomer, que tinha como principal atrativo o formato compacto e leve, a Casio visava alcançar seu antigo sonho de combinar computação e mobilidade em um único dispositivo, oferecendo um assistente digital pessoal que pudesse executar uma variedade de tarefas úteis.

Tratava-se de um dispositivo portátil com uma tela sensível ao toque, permitindo que os usuários interagissem de forma intuitiva com suas funcionalidades, especialmente utilizando uma caneta “stylus”, que facilitava a escrita na tela e a navegação pelos menus.

Seu hardware contava com uma CPU x86 compatível desenvolvida pela CASIO e baseada no microprocessador Intel 8088, memória RAM de 1024KB (com 640KB utilizáveis), memória ROM de 4MB, tela monocromática de 3×4” de 320 x 256 pontos sem iluminação, porta serial RS-232, comunicação por infravermelho e slot de expansão para cartão PCMCIA, para ampliar a memória, o armazenamento ou ainda conectar um modem.

Por meio do modem, o dispositivo era capaz de comunicação via provedor America Online, permitindo o envio e recebimento de mensagens, além de possuir funcionalidade de sincronização de dados com um computador.

Uma das grandes vantagens deste PDA sobre o Apple Newton era a duração de sua bateria, que prometia uma autonomia de 100 horas, contra as 20h ofertadas pelo concorrente.

O GeoWorks GEOS, seu sistema operacional, era um destaque à parte, com recursos multitarefa e total operação de sua interface gráfica de usuário (GUI) por meio da tela sensível ao toque.

Entre os aplicativos oferecidos, estavam os recursos de agenda de compromissos, lista de contatos, bloco de notas, calculadora, gerenciamento de tarefas, gerenciador financeiro, dicionários, tradutor para 26 idiomas, banco de dados de códigos de aeroporto e até alguns joguinhos pra passar o tempo.

Assistente Digital Pessoal Casio Z-7000 Zoomer 2
Panfleto de orientação ao usuário

O Zoomer também se destacou por sua capacidade de reconhecimento de escrita manual. Os usuários podiam escrever na tela com a caneta stylus e o dispositivo convertia automaticamente a escrita em texto digital.

Diferentemente do Apple Newton, que usava um esquema baseado em dicionário para tentar converter cada rabisco feito pelo usuário em uma palavra inteira (produzindo muitos erros), o Zoomer utilizava um sistema de reconhecimento de caracteres individuais, muito mais simples.

Havia também a opção de um teclado virtual, que permitia a entrada de textos “digitando” com a pequena caneta que acompanhava o PDA.

Por trás do desenvolvimento da maioria dos aplicativos disponibilizados do Zoomer estava uma empresa que faria história três anos depois, a Palm Computing Inc, fundada em 1992 por Jeff Hawkins com a missão de desenvolver as ferramentas embutidas no Tandy/Casio/Gridpad Zoomer.

Mesmo o projeto do próprio Zoomer teve também grande participação de Jeff Hawkins, por meio de sua outra empresa, a GRiD Systems, vendida posteriormente para a Tandy Corporation (aquela do TRS-80).

Após plantar suas primeiras sementes com estes portáteis, a Palm Computing seria responsável pelo lançamento, em 1996, do primeiro PDA de grande sucesso da história, o Palm Pilot.

Muito embora não fosse tão poderoso quanto os computadores pessoais da época, o Zoomer era capaz de realizar as tarefas básicas esperadas de um PDA de maneira razoavelmente eficiente e, apesar de compartilhar com Apple Newton funcionalidades semelhantes, destacava-se pela sua interface mais intuitiva e pelo reconhecimento de escrita manual mais eficiente.

Contudo, mesmo com as grandes inovações que trazia, o Casio Z-7000 Zoomer não conseguiu alcançar um sucesso comercial significativo, tendo uma aceitação limitada de mercado, seja em função da novidade que os PDAs representavam naquela altura, do preço ainda salgado (na casa dos US$ 700), ou da falta de uma base de aplicativos desenvolvidos por terceiros.

O Casio Z-7000 Zoomer é lembrado como um dos precursores dos assistentes digitais pessoais modernos e um marco importante na evolução da computação móvel. Seu design compacto, interface intuitiva e funcionalidades úteis, pavimentaram o caminho para os dispositivos que se tornariam parte integrante de nossas vidas diárias, resultando nos smartphones e tablets atuais, como os iPads, Android e Microsoft Surface.

E você, teve algum dos modelos do Zoomer?

Edição do programa Computer Chronicles apresentando o Casio Z-7000 Zoomer