Em junho de junho de 1989, o Atari Portfolio, o primeiro PC “palmtop” da história, era lançado pela norte-americana Atari.

Este pequeno computador escondia, dentro de uma caixinha do tamanho de uma das antigas fitas de vídeo VHS, um completo micro compatível com o IBM PC original e que rodava o sistema operacional DIP-DOS versão 2.11, compatível com o MS-DOS.

palmtop Atari Portfolio 2
Vista interna

O Portfolio vinha de fábrica com alguns aplicativos pré-instalados, como agenda de contatos, calculadora, agenda de compromissos, editor de textos e planilha eletrônica. Cartões de memória contendo aplicativos adicionais também estavam disponíveis para venda.

Em tese, qualquer aplicativo desenvolvido para MS-DOS (em modo texto) e que realizasse suas operações através da BIOS (sem acesso direto ao hardware) funcionaria nele.

palmtop Atari Portfolio 4
Anúncio da época

Contava com uma CPU de 16bits compatível com o Intel 80C88, rodando à 4,9MHz de velocidade, memória RAM de 128KB, memória ROM de 256KB (onde residiam o sistema operacional e alguns aplicativos) e um display monocromático tipo LCD com resolução de 240×64 pontos.

Dispunha ainda de slot para cartões de expansão, mas que não era compatível com o padrão PCMCIA vigente. Diversos acessórios como modem, portas seriais e paralela, expansões de memória, foram comercializados.

Curiosamente o computador não foi um dispositivo desenvolvido pela Atari, mas licenciado da empresa inglesa DIP Research Ltd, cujo modelo original tinha a denominação “DIP Pocket PC”.

palmtop Atari Portfolio 3
No filme “O Exterminador do Futuro 2”, o personagem John Connor usa o Portfolio para “hackear” o caixa eletrônico.

Este computadorzinho aparece no filme “O Exterminador do Futuro 2”, na cena em que o ainda jovem John Connor “hackeia” o caixa eletrônico.

palmtop Atari Portfolio 5
Um Atari Portfolio no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, usou algum Palmtop similar?

O Atari Portfolio
Cena do filme “O Exterminador do Futuro 2” em que o Portofolio aparece.