Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Em 19 de julho de 1999, a Palm Computing apresentava um novo modelo do seu “Personal Digital Assistant” (PDA) de terceira geração, o Palm IIIe.

Tratava-se de uma versão de “baixo custo”, lançada pouco tempo depois do “IIIx” (modelo top de linha), sendo que ambas foram “upgrades” do Palm III original, introduzido no ano anterior.

O modelo IIIe contava com 2MB de memória RAM, uma CPU Motorola modelo DragonBall EZ MC68EZ328 (Red Dragon), rodando à velocidade de 16MHz e a mesma tela LCD monocromática melhorada do modelo mais caro, capaz de exibir 4 tons de cinza em uma resolução de 160×160 pontos.

Assim como o IIIx, ele também vinha com o novo sistema operacional Palm OS 3.1, mas com um porém: ele estava gravado em uma memória do tipo ROM e não podia receber upgrades.

Algum tempo depois, uma variante do IIIe com a carcaça em plástico translúcido foi comercializada.

Palm IIIe 2
A variante translúcida

Num mundo hoje com smartphones e internet 5G, pode parecer estranho falarmos num aparelho que inclui ferramentas de e-mail, agenda, banco de dados e até jogos. Mas veja que nos anos 90 os smartphones ainda não tinham sido inventados, os telefones só faziam ligações e os notebooks eram grandes e pesados.

Os Palms eram o “estado da arte” quando pensávamos em computadores de bolso, motivo pelo qual dominavam o mercado. Foram capazes de obter sucesso num segmento em que a própria Apple tinha fracassado anos antes, com o Newton [1].

Com o lançamento do iPhone e dos telefones Android, a empresa viu seu mercado “minguar”… até desaparecer em 2011.

Mas certamente deixou seu nome gravado na história.

Quer experimentar vários modelos de Palm de forma virtual direto no seu navegador? Aqui neste endereço você encontra um emulador super bacana e que roda direto no seu navegador.


E você, teve algum modelo de Palm?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “Legendas/CC –> Traduzir automaticamente”.

Review e demonstração de um Palm IIIe
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

messengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.