Em 07 de março de 1997, a Apple lançava o seu híbrido PDA/laptop Apple eMate 300.

O Apple eMate 300 foi um dispositivo baseado na tecnologia do Assistente Digital Pessoal (PDA) Apple Newton, mas que nesta versão dispunha, além da caneta stylus para uso direto na tela, de um teclado integrado, que dava a ele um ar de computador portátil.

laptop Apple eMate 300 2
Vista superior com a tampa fechada

Desta forma, não era um “Mac”, pois não rodava o sistema operacional MacOS, mas sim o sistema NewtonOS, o mesmo usado no PDA Apple Newton.

Contava com um processador ARM RISC 710a rodando a 25MHz, 8MB de memória ROM, 1MB de memória RAM, 2MB de armazenamento flash, tela LCD monocromática de 6,8” com resolução de 480×320 pontos e 16 tons de cinza e algumas portas de expansão/conexão.

laptop Apple eMate 300 3
Placa principal

Único modelo da família Newton a contar com um teclado integrado, teve foco no mercado educacional.🚸🏫

Contudo, assim como aconteceria com o Apple Newton, o eMate não fez muito sucesso comercial, sendo descontinuado menos de 1 ano depois, em 27 de fevereiro de 1998.

E você, teve algum dos modelos do Apple Newton?