Em 06 de março de 1983, a estadunidense Motorola anunciava o telefone celular Motorola DynaTAC 8000X, o primeiro telefone celular portátil comercialmente disponível.

Após 15 anos de pesquisa, um investimento de mais US$ 100 milhões e muitos protótipos submetidos ao órgão regulador norte-americano (FCC), a Motorola apresentava finalmente seu primeiro modelo de telefone celular Motorola DynaTAC 8000X.

Nesta altura o conceito de telefonia móvel já não era novo, visto que a ideia havia sido proposta lá no final dos anos 40 pelo Bell Labs, com a Motorola produzindo versões para veículos já há um bom tempo.

Com a evolução e a miniaturização da eletrônica, coube aos engenheiros da Motorola John Francis Mitchell e Martin Cooper a criação de uma versão “portátil”, proposta em 1973, que viria a se tornar o modelo Motorola DynaTAC 8000X.

telefone celular Motorola DynaTAC 8000X 4
Anúncio da época

Planejado para começar a ser produzido em três anos, só chegaria às lojas dez anos depois, operando sobre o sistema Advanced Mobile Phone System (AMPS), um sistema de comunicação analógico inventado pela Bell Labs ainda na década de 70 e que posteriormente ficaria conhecido como 1G (primeira geração)

Medindo 33cm x 4,5cm x 8,9cm e pesando por volta de 800g, o DynaTAC (Dynamic Adaptive Total Area Coverage) foi um dos primeiros modelos de telefone celular a ser comercializado (o primeiro “de fato” portátil), tornando-se um dos ícones dos anos 80.

Contava com um display numérico de LEDs vermelhos, uma memória que armazenava os últimos 30 números discados, teclas especiais Recall, Clear, Send, Store, Function, End, Power, Lock e Volume (além das 12 teclas padrão) e uma antena flexível.

telefone celular Motorola DynaTAC 8000X 2
O DynaTAC 8000X aparece no filme “Wall Street” de 1987

Com um preço original de US$ 3.995, o “tijolão” garantia uma autonomia de apenas 30 minutos de conversação, isso depois de pelo menos 10h plugado na tomada para uma carga completa. Um modelo de “carregador rápido” de mesa também estava disponível, prometendo recargas em 1h.

Foi de um dispositivo deste exato modelo que em 13 de outubro de 1983, o presidente da empresa norte-americana Ameritech Mobile Communications (posteriormente Verizon), Bob Barnett, realiaria a primeira chamada comercial de telefone celular da história.

Um equipamento caro e pesado para os padrões atuais, mas que, com a ampla mobilidade, criou todo um novo universo de possibilidades, mudando definitivamente a vida das pessoas, para melhor… ou não…

telefone celular Motorola DynaTAC 8000X 3
MicroTAC e StarTAC: sucessores

Em 1989, seria sucedido pelo Motorola MicroTAC, muito menor e mais leve, e pelo Motorola StarTAC em 1996, o primeiro modelo tipo “flip” da história.

E você, lembra qual foi o seu primeiro modelo de telefone celular?

Comercial do DynaTAC 8000X
Entrevista com Martin Cooper, inventor do telefone portátil