A Lenovo adquiria a Motorola Mobility em 2014

Em 29 de janeiro de 2014, a chinesa Lenovo adquiria a Motorola Mobility, histórica empresa responsável por inúmeras inovações no universo da telefonia móvel.

Esta história se iniciaria dois anos antes, em 2012, quando o gigante Google havia adquirido a Motorola Mobility pela bagatela de US$ 12,5 bilhões, não só por conta de suas inúmeras patentes, mas também para fortalecer sua posição no mercado de smartphones, que estava em rápida expansão.

No entanto, a nova necessidade de o Google passar a ter de realizar a gestão direta da produção de hardware da Motorola provou ser um desafio, especialmente com a concorrência acirrada e as margens de lucro apertadas do setor.

Ao vender a Motorola para a Lenovo, por meros US$ 2,91 bilhões, o Google não apenas conseguia “se livrar” das complicações associadas à produção de hardware, mas também estabelecia uma parceria estratégica com um dos principais fabricantes de dispositivos eletrônicos do mundo.

A Lenovo, uma empresa chinesa renomada, e que havia comprado o PC da IBM em 2004, já era conhecida por sua expertise em hardware, especialmente em laptops e computadores pessoais.

A transação incluía a transferência de ativos, propriedade intelectual e funcionários da Motorola para a Lenovo. A Lenovo, por sua vez, ganharia acesso direto ao mercado norte-americano de smartphones, um passo crucial para expandir sua presença global e competir com gigantes do setor.

A venda da Motorola para a Lenovo também teria implicações no cenário de patentes, com o Google (mesmo vendendo a empresa) retendo boa parte das patentes adquiridas com a compra da Motorola Mobility, o que permitiu ao Google proteger-se em meio a um ambiente cada vez mais litigioso de propriedade intelectual no setor de tecnologia.

Como resultado da nova parceria, a Motorola/Lenovo desenvolveria o novo smartphone Nexus 6, anunciado em 15 de outubro 2014.

Essa transação marcaria uma mudança estratégica importante no cenário competitivo do mercado de dispositivos móveis, exemplificando como a dinâmica do setor pode levar a reconfigurações significativas, à medida que as empresas buscam adaptar-se aos desafios e oportunidades em constante mudança no mundo da tecnologia.

E você, o que acha dos telefones celulares Motorola/Lenovo?

Matéria jornalística da época