A Aldus Corporation de 1984
Em 1º de fevereiro de 1984, a empresa estadunidense pioneira no segmento de editoração eletrônica, Aldus Corporation, era fundada.
Criada no dia de hoje por Paul Brainerd, Jeremy Jaech, Mark Sundstrom, Mike Templeman e Dave Walter, a Aldus Corporation foi uma empresa americana de software que se destacou por seu pioneirismo no campo da editoração eletrônica.
Teve seu nome inspirado no impressor veneziano do século XV, Aldus Pius Manutius, um pioneiro na área da publicação e um inovador na tipografia, que padronizou as regras de pontuação e tipos de letra, incluindo o primeiro tipo itálico.
A Aldus Corporation teve como produto mais conhecido, o Aldus PageMaker, que, juntamente com o computador Apple Macintosh, inauguraria todo um novo ecossistema da indústria editorial baseado em microcomputadores: a Editoração Eletrônica (Desktop Publishing).
Inovador ao oferecer uma interface amigável e ferramentas poderosas que permitiam aos usuários criar layouts de página de maneira eficiente, sem a necessidade de habilidades de programação avançadas, o Aldus PageMaker foi fundamental na transição da Editoração Eletrônica do domínio de “especialistas” para uma ferramenta que colocava ao alcance de todos, e com custo relativamente baixo, a possibilidade de criação de textos e matérias publicitárias com qualidade profissional.
Além do Aldus PageMaker, a Aldus Corp foi também a responsável pelo desenvolvimento do formato de arquivo TIFF (Tag Image File Format), muito usado na área de gráficos digitais, e do programa de ilustração Aldus FreeHand, que competia diretamente com o Adobe Illustrator, da Adobe Systems.
Com o sucesso do Aldus PageMaker, que estabeleceria Aldus Corp como uma líder em seu segmento, a Aldus adquiriria na década de 90 várias empresas, como a californiana Silicon Beach Software, incorporando ao seu portfólio vários pacotes de software para Apple Macintosh, incluindo: Superpaint, Digital Darkroom, SuperCard, Super3D e Personal Press (mais tarde renomeado como Adobe Home Publisher). Também seriam adquiridas a After Hours Software (TouchBase Pro e DateBook Pro) e a Company of Science and Art (After Effects).
A fusão com a Adobe
Mas depois de anos de disputa de mercado, em 31 de agosto 1994, a Aldus Corp seria finalmente incorporada pela Adobe Systems (fato que já havia sido anunciado meses antes, em 15 de março de 1994), que só produziria novas versões do Page Maker até o ano de 2001, quando o software foi definitivamente descontinuado e substituído pelo Adobe InDesign.
O programador e empresário Paul Brainerd, além de fundar a Aldus Corporation foi também o responsável pela criação do termo “Desktop Publishing”, dado que, naquela altura, ainda não existia uma expressão capaz de definir o que o aplicativo Aldus PageMaker era capaz de fazer. 😊
A contribuição da Aldus Corp para o desenvolvimento da editoração eletrônica e o legado do Adobe PageMaker continuam a influenciar a indústria gráfica até os dias de hoje, servindo como uma importante referência na evolução das ferramentas digitais de design e layout.
Para conhecer ou relembrar:
Quer instalar no PageMaker no seu PC antigo? Aqui neste endereço estão disponíveis diversas versões para download. bem como de outros aplicativos da empresa.
E você, quais produtos da Aldus Corporation utilizou no passado?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O Aldus PageMaker de 1985
- O software Inkscape de 2003
- O microcomputador Apple Macintosh de 1984
- O sistema Xerox Gypsy de 1975
- A Adobe Systems de 1982
- A impressora Apple ImageWriter de 1984
- O software CorelDRAW de 1989
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: