Em 1 de abril de 1984, a norte-americana Apple lançava, dias depois do microcomputador Apple Macintosh, seu novo modelo de impressora Apple ImageWriter.

Lançada pouco tempo depois do revolucionário computador Apple Macintosh, a Apple ImageWriter foi uma impressora que desempenhou um papel crucial na consolidação da posição da Apple no mercado de computadores pessoais, fornecendo uma solução de impressão eficiente e de alta qualidade para os usuários do pequeno, mas poderoso, computador Mac.

O equipamento, uma impressora tipo “matricial” de 9 pinos, era, no fundo, uma versão rebatizada com a marca Apple do modelo C. Itoh 8510 (da empresa C. Itoh Electronics), que teve sua memória ROM e conexões modificadas para possibilitar sua comunicação com dispositivos da empresa da maçã mordida.

impressora Apple ImageWriter 2
Vista traseira

Foi introduzida como substituta do modelo anterior Apple Dot Matrix Printer – DMP (também da C. Itoh) que, embora fosse destinada principalmente ao Apple II, funcionava em toda a linha de produtos de computadores da Apple.

O primeiro modelo da Apple ImageWriter (de 15”) podia produzir impressões com imagens e texto, com uma resolução de até 144 DPI e uma velocidade de cerca de 120 CPS (caracteres por segundo), sendo capaz de imprimir em ambas as direções, quando operando em modo texto, e em uma única direção, ao imprimir gráficos ou textos em qualidade “carta”.

Quando do lançamento do Apple Macintosh, a Apple buscava uma impressora gráfica para, além de complementar sua “estética”, ser também capaz de suportar os novos recursos do microcomputador, permitindo o uso do recurso WYSIWYG em sua totalidade, um aspecto extremamente importante para promover o conceito de GUI (interface gráfica de usuário) e, posteriormente, a Editoração Eletrônica (Desktop Publishing), pela qual o Macintosh ficaria famoso.

impressora Apple ImageWriter 3
Vista interna

Uma característica da Apple ImageWriter era a capacidade de imprimir em formulário contínuo, o que permitia a impressão de documentos mais longos, como banners e gráficos extensos, muito úteis para profissionais de design e empresas que buscavam uma solução versátil para suas necessidades de impressão.

Uma segunda versão da impressora, com largura de 10”, seria ainda lançada poucos meses depois, no dia 1º de junho de 1984.

A ImageWriter foi sucedida pela ImageWriter II (que tinha uma qualidade de impressão melhorada, uma velocidade maior), sendo definitivamente descontinuada em 01 de dezembro de 1985.

Para conhecer ou relembrar:

Acesse aqui a Íntegra do manual de usuário da Apple ImageWriter.

E você, teve algum dos modelos de impressoras da Apple?

A Apple ImageWriter em ação