Em 01 de abril de 1983 a empresa TeleVideo Corporation lançava seu modelo de microcomputador TeleVideo TS 1603.

A TeleVideo Corporation foi uma empresa californiana fundada em 1975 pelo sul-coreano K. Philip Hwang, que alcançou relativo sucesso de mercado fabricando terminais de computador e microcomputadores de 8bits baseados no microprocessador Zilog Z-80, capazes de rodar o sistema operacional CP/M.

microcomputador TeleVideo TS 1603 2
Detalhe de sua unidade de disquetes

Figurou nos anos 80 entre os principais fornecedores de terminais, sendo uma das pioneiras na fabricação de terminais inteligentes”, que dispunham de um microprocessador integrado, num mercado em que os concorrentes produziam terminais sem recursos de processamento local, os chamados “terminais burros”.

Lançava no dia de hoje o microcomputador TeleVideo TS 1603, um computador que contava com o microprocessador de 16 bits Intel 8088 rodando a 5MHz, 128 KB de memória RAM (expansível até 256 KB), memória ROM de 4KB, duas unidades de disquete 5 ¼” com 655KB de capacidade cada, monitor integrado de 14”, um teclado destacável numérico reduzido e 16 teclas de função programáveis e modem.

microcomputador TeleVideo TS 1603 3
Panfleto de divulgação

Em função do seu processador Intel x86 compatível,  o TeleVideo TS 1603 era capaz de suportar os sistemas operacionais MS-DOS 2.0,  IBM PC-DOS 2.0 e CP/M-86, além de toda uma gama de aplicativos disponíveis para eles, como dBase, WordStar, Multiplan, MSBASIC, etc.

Com o declínio do mercado de terminais, reinventou-se nos anos 90, passando a produzir dispositivos multimídia como placas gráficas 2D e 3D, placas de som e kits multimídia.

microcomputador TeleVideo TS 1603 4
Anúncio da época

Mas, assim como aconteceria com diversas empresas de tecnologia de sucesso dos anos 80, depois de mais de 35 anos no mercado e com milhões de terminais vendidos em todo o mundo, encerariam suas atividades em 30 de setembro de 2011 .

E você, conheceu algum dos modelos de terminais da TeleVideo?

Palestra mostrando diversos modelos de terminais TeleVideo
Um modelo TS803 executando sistema CP/M