O microcomputador IBM PCjr 4860 de 1983

Em 01 de novembro de 1983, a IBM anunciava o seu novo modelo de “PC”, o microcomputador IBM PCjr 4860.

Depois de mudar o mundo criando o IBM PC dois anos antes, a IBM tentava agora definir um novo padrão para os computadores domésticos, lançando uma versão mais “enxuta”, com um design mais compacto e custo reduzido.

microcomputador IBM PCjr 2
Vista traseira

O IBM PCjr contava com o microprocessador Intel 8088, rodando à uma frequência de 4,77MHz, 64KB de memória RAM (expansível a 256KB), portas para joysticks, porta para caneta óptica e uma unidade de disquetes de 5 ¼” (no modelo avançado). Dispunha ainda de dois slots frontais onde podiam ser inseridos cartuchos com programas e jogos.

Mas, diferentemente do IBM PC, suas expansões de hardware eram feitas por meio de módulos externos conhecidos como sidecars, plugados na lateral do gabinete.

microcomputador IBM PCjr 3
Vista interna

Apesar de ter o “peso” da marca IBM por trás, o IBM PCjr não foi um grande sucesso de vendas.

A expectativa de que ele mudasse o mercado de computadores domésticos, da mesma forma que o IBM PC tinha feito no segmento de negócios dois anos antes, não se concretizou.

microcomputador IBM PCjr 5
Alguns dos seus acessórios

Ele foi incapaz de competir com os micros domésticos da Commodore, Apple, Atari e TRS existentes na época, mesmo considerando a superioridade do seu sistema de 16bits em relação aos concorrentes, que operavam ainda em 8bits.

Muito da sua “impopularidade” se deveu, em grande parte, ao seu preço, que chegava a ser duas vezes maior que os dos competidores.

microcomputador IBM PCjr 4
Modelos de teclado

Outro ponto foi o seu teclado sem fio por infravermelho, que, apesar do ineditismo e do forte apelo para a época, foi alvo de muitas críticas por conta da dificuldade de uso de suas teclas do tipo “calculadora”.

Além disso, prometido como sendo um micro “altamente compatível” com o IBM PC original, não conseguiu honrar a promessa.

Isso porque, dentre várias outras, tinha limitações como: uma memória RAM que não podia ir além dois 256KB, incapacidade de aceitar coprocessador matemático e ausência de suporte nativo a outra unidade de disquetes ou a um disco rígido.

microcomputador IBM PCjr 6
Anúncios da época

Tudo isso restringia muito seu uso e o tornava incompatível com muitos aplicativos populares no PC original.

Por conta de todos estes problemas, em 19 de março de 1985, a empresa anunciava que o computador seria descontinuado.

Depois deste fracasso, a IBM só voltaria a disputar presença o mercado doméstico em 1990, com o lançamento da linha PS/1.

microcomputador IBM PCjr 7
PCjr virtual no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, na sua opinião, qual o melhor modelo de computador IBM já fabricado?

Review do IBM PCjr
Restaurando um PCjr