Em 26 de junho de 1990, a gigante IBM lançava sua nova família IBM PS/1 de microcomputadores.

Diferentemente da linha PS/2 (focada no segmento corporativo), esta era uma linha compacta, focada na facilidade de uso e voltada aos usuários domésticos com pouco (ou nenhum) conhecimento em informática.

Era a tentativa da IBM de retornar aos “lares” depois do seu não tão bem sucedido modelo IBM PCjr.

microcomputador IBM PS/1 2
Alguns dos vários modelos da família

Além do público alvo, também se distinguia do PS/2 quanto à sua arquitetura, que deixava de lado o barramento microcanal (proprietário IBM) e se utilizava dos já conhecidos slots ISA, aquele dos micros compatíveis com a linha IBM PC.

A mesma simplificação também foi adotada nas interfaces para disco, visto que o PS/1 optou pelo padrão IDE, de uso corrente nos PC clones da época.

microcomputador IBM PS/1 3
Anúncio da época, onde o apelo “familiar” era explorado

Foi pensado para que o usuário conseguisse, ele próprio, fazer a instalação do computador em 15 minutos, sem a necessidade de uma “formação especializada”.

Ao liga-lo pela primeira vez, um guia interativo fornecia as orientações de uso com um “tour” pelos aplicativos que já vinham pré-instalados.

microcomputador IBM PS1 5
Placa principal do PS/1 modelo 2011

O primeiro modelo, de número 2011, era baseado no processador Intel 80286, rodando a 10Mhz, memória RAM de 512KB (com opção de 1MB), vídeo colorido padrão VGA, um modem 2400Bps e sistema IBM DOS instalado na própria ROM. O usuário podia ainda escolher entre uma versão apenas com disquete de 1.44Mb ou outra que incluía um disco rígido de 30MB.

Em 11 de maio de 1993, a empresa reformularia a linha PS/1 com o lançamento de uma “nova geração” da família, agora saindo de fábrica os sistemas operacionais Microsoft MS-DOS e Microsoft Windows, no lugar dos seus próprios IBM PC-DOS e IBM OS/2.

microcomputador IBM PS/1 4
Uma grande variedade de modelos foi produzida

Esta linha IBM PS/1 seria descontinuada em 1994, sendo substituída pela bem sucedida família IBM Aptiva.

E você, usou algum computador IBM modelo PS/1?

Vídeo promocional do PS/1 de 1990
Comercial de TV do PS/1