O microcomputador IBM PS/2 era clonado em 1988
Em 20 de janeiro de 1988, um grupo de empresas de tecnologia anunciavam terem clonado o microcomputador IBM PS/2.
O ano 1988 tinha acabado de iniciar e o primeiro aniversário de vida do microcomputador IBM PS/2, em abril, se aproximava.
Quando da criação do IBM PC, em 1981, a IBM optou pela adoção de um padrão “aberto” para a arquitetura, que se utilizava de componentes eletrônicos “de prateleira” em sua construção.
Embora tivesse o peso do nome e toda sua história a seu favor, não tardou outras empresas começarem a produzir computadores funcionalmente similares, como o Compaq Portable lançado no ano seguinte, em 1982.
Assim, a opção controversa da IBM pelo padrão aberto, talvez acreditando cegamente na sua histórica hegemonia e superioridade como marca, ao mesmo tempo que ajudou a popularizar a “arquitetura PC” no mundo, fez com que a IBM gradativamente fosse perdendo sua fatia no mercado para seus concorrentes.
O resultado disso foi que, em 1987, os clones do PC dominavam 2/3 do mercado bilionário dos microcomputadores pessoais. E é claro que a IBM não estava deixando seu 👍 nesta situação.
Como forma de retomar o controle das futuras gerações, introduziram, em 1987, a linha IBM PS/2, agora adotando um modelo de arquitetura proprietária, muito mais difícil de ser copiada.
A linha “Personal System/2”, ou simplesmente PS/2 como ficou mais conhecida, foi a segunda família de computadores pessoais da gigante IBM.
Era uma nova arquitetura, que chegou para substituir seus antecessores IBM PC, IBM PC/XT e IBM PC/AT, prometendo rodar os softwares dos seus antepassados, mas que não suportava os hardwares “IBM PC Compatíveis” já criados até então.
Foi a responsável por introduzir inovações como drives de disquetes de 1,44Mb, módulos de memória RAM de 72 vias, as famosas portas PS/2 de teclado e mouse, o padrão de vídeo VGA e o barramento de dados Microcanal (Micro Channel Architecture – MCA), muito superior ao ISA existente na época.
E especialmente o barramento MCA, que a IBM não tornou público, era a peça-chave para se construir um clone compatível com PS/2.
Só que era exatamente isso que a empresa californiana Chips and Technologies anunciava hoje ter produzido: um conjunto de chips MCA que permitiriam aos fabricantes de computadores construírem clones compatíveis com o IBM PS/2.
Além disso, ela se associou a outras 3 empresas para a criação de uma solução completa para a arquitetura, incluindo, a Adaptec Inc, com adaptadores MCA para discos rígidos, a Phoenix Technologies Inc, com o sistema BIOS e a Santa Cruz Operation Inc com um pacote de softwares.
Com o conjunto de soluções fornecidas por estas empresas, a criação do clone do PS/2 era agora só questão de vontade.
A IBM, claro, não gostou nem um pouco da notícia, ameaçando as empresas informando que usaria todas as ferramentas legais à sua disposição para evitar que o PS/2 fosse copiado.
A questão é que nenhum dos fabricantes queria ser o “primeiro” a anunciar um clone PS/2, com medo do inevitável processo judicial que seria movido pelo batalhão de advogados da IBM.
Surpreendentemente, no dia seguinte, 21 de janeiro, a empresa Tandy Corporation (fabricante da famosa linha de microcomputadores TRS-80) realizava uma conferência de imprensa para anunciar sua intenção de produzir clones do PS/2, posteriormente identificado pelo modelo Tandy 5000 MC.
A empresa DELL também faria anúncio semelhante, com seus modelos Dell System 400 e Dell System 500, seguida posteriormente de fabricantes como Olivetti, ALR, Apricot, Bull, Memorex, NCR, Epson, entre outros.
Fato é que os computadores PS/2 nunca chegaram a ser um “estrondoso” sucesso de mercado, seja o original IBM ou seus clones, tendo a arquitetura sido definitivamente abandonada em 1995.
E o PC segue firme, até os dias de hoje.
E você, usou algum computador PS/2 ou compatível?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O IBM PS/2 modelo 25 de 1987
- O microcomputador IBM PS/2 Modelo 70 de 1988
- O IBM PC nascia em 1981
- O microcomputador IBM PC/XT 5160 de 1983
- O microcomputador Compaq Portable de 1982
- O computador TRS-80 modelo I de 1977
- O microcomputador IBM 5550 Multistation de 1983
- O Peripheral Component Interconnect – PCI de 1992
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: