Em 20 de janeiro de 1988, um grupo de empresas de tecnologia anunciavam terem clonado o microcomputador IBM PS/2.

O ano 1988 tinha acabado de iniciar e o primeiro aniversário de vida do microcomputador IBM PS/2, em abril, se aproximava.

Quando da criação do IBM PC, em 1981, a IBM optou pela adoção de um padrão “aberto” para a arquitetura, que se utilizava de componentes eletrônicos “de prateleira” em sua construção.

Embora tivesse o peso do nome e toda sua história a seu favor, não tardou outras empresas começarem a produzir computadores funcionalmente similares, como o Compaq Portable lançado no ano seguinte, em 1982.

Assim, a opção controversa da IBM pelo padrão aberto, talvez acreditando cegamente na sua histórica hegemonia e superioridade como marca, ao mesmo tempo que ajudou a popularizar a “arquitetura PC” no mundo, fez com que a IBM gradativamente fosse perdendo sua fatia no mercado para seus concorrentes.

O resultado disso foi que, em 1987, os clones do PC dominavam 2/3 do mercado bilionário dos microcomputadores pessoais. E é claro que a IBM não estava deixando seu 👍 nesta situação.

Como forma de retomar o controle das futuras gerações, introduziram, em 1987, a linha IBM PS/2, agora adotando um modelo de arquitetura proprietária, muito mais difícil de ser copiada.

microcomputador IBM PS/2 modelo 25 1
Um IBM PS/2 modelo 25

A linha “Personal System/2”, ou simplesmente PS/2 como ficou mais conhecida, foi a segunda família de computadores pessoais da gigante IBM.

Era uma nova arquitetura, que chegou para substituir seus antecessores IBM PC, IBM PC/XT e IBM PC/AT, prometendo rodar os softwares dos seus antepassados, mas que não suportava os hardwares “IBM PC Compatíveis” já criados até então.

Foi a  responsável por introduzir inovações como drives de disquetes de 1,44Mb, módulos de memória RAM de 72 vias, as famosas portas PS/2 de teclado e mouse, o padrão de vídeo VGA e o barramento de dados Microcanal (Micro Channel Architecture – MCA), muito superior ao ISA existente na época.

E especialmente o barramento MCA, que a IBM não tornou público, era a peça-chave para se construir um clone compatível com PS/2.

Só que era exatamente isso que a empresa californiana Chips and Technologies anunciava hoje ter produzido: um conjunto de chips MCA que permitiriam aos fabricantes de computadores construírem clones compatíveis com o IBM PS/2.

Além disso, ela se associou a outras 3 empresas para a criação de uma solução completa para a arquitetura, incluindo, a Adaptec Inc, com adaptadores MCA para discos rígidos, a Phoenix Technologies Inc, com o sistema BIOS e a Santa Cruz Operation Inc com um pacote de softwares.

Com o conjunto de soluções fornecidas por estas empresas, a criação do clone do PS/2 era agora só questão de vontade.

A IBM, claro, não gostou nem um pouco da notícia, ameaçando as empresas informando que usaria todas as ferramentas legais à sua disposição para evitar que o PS/2 fosse copiado.

A questão é que nenhum dos fabricantes queria ser o “primeiro” a anunciar um clone PS/2, com medo do inevitável processo judicial que seria movido pelo batalhão de advogados da IBM.

microcomputador IBM PS/2 era clonado 2
Alguns dos clones produzidos

Surpreendentemente, no dia seguinte, 21 de janeiro, a empresa Tandy Corporation (fabricante da famosa linha de microcomputadores TRS-80) realizava uma conferência de imprensa para anunciar sua intenção de produzir clones do PS/2, posteriormente identificado pelo modelo Tandy 5000 MC.

A empresa DELL também faria anúncio semelhante, com seus modelos Dell System 400 e Dell System 500, seguida posteriormente de fabricantes como Olivetti, ALR, Apricot, Bull, Memorex, NCR, Epson, entre outros.

Fato é que os computadores PS/2 nunca chegaram a ser um “estrondoso” sucesso de mercado, seja o original IBM ou seus clones, tendo a arquitetura sido definitivamente abandonada em 1995.

E o PC segue firme, até os dias de hoje.

E você, usou algum computador PS/2 ou compatível?

Anúncio do Tandy 5000 MC
Um Epson Equity Ie