O Peripheral Component Interconnect – PCI de 1992

Em 22 de junho de 1992, a primeira versão do padrão de barramento para computadores Peripheral Component Interconnect – PCI era lançada.

Além do processador (seu componente principal), todo computador é constituído internamente por diversos elementos complementares, como: dispositivos de entrada e saída, de armazenamento, etc…

Muitos destes dispositivos se apresentam sob a forma de “placas de expansão”, que são adicionadas ao computador para que ele ganhe novos recursos e novas funcionalidades.

Peripheral Component Interconnect PCI 2
Os diferentes formatos do PCI

Sabe aquele joguinho que exige uma placa de vídeo especial? Pois é… esta placa é um exemplo destas “expansões”.

Para que estas placas de expansão consigam se comunicar com o processador (e com os demais dispositivos internos), é necessário que existam canais de comunicação especiais, como se fossem “autoestradas”, capazes de transportar os dados entre eles na velocidade necessária. A este canal de comunicação damos o nome de “barramento”.

O PCI foi um novo padrão de barramento, que chegava para substituir os existentes ISA, EISA, Microcanal e VESA.

Seu desenvolvimento se deu no início dos anos 90, quando a Intel percebeu que os barramentos existentes não seriam capazes de atender às necessidades do novo processador Pentium, lançado pouco tempo depois.

Peripheral Component Interconnect PCI 3
Exemplos de placas padrão PCI

Além de ser capaz de transferir dados a velocidades de 33 ou 66MHz, com opções de modos de operação de 32 ou 64 bits, o PCI trouxe também a solução para uma questão que tirou o sono de muitos usuários nos anos anteriores: o novo recurso de configuração automática dos parâmetros de funcionamento das placas (plug&play), aposentando os dramáticos “jumpers” e chaves de configuração.

Nos anos seguintes, novas versões foram introduzindo melhorias, até que o PCI foi substituído pelo novo padrão “PCI Express” em 2003.

E você, também sofreu com a configuração de placas ISA?

A história dos barramentos para PC: do ISA ao PCI-Express