Em 22 de março de 1993, a estadunidense fabricante de chips Intel, colocava no mercado o primeiro modelo do seu microprocessador de 32bits de 5ª geração (P5), o microprocessador Intel Pentium.

A linha Intel Pentium foi uma família de microprocessadores da empresa Intel, lançada na data de hoje, que chegava para suceder o famoso Intel 80486.

Com um projeto iniciado em 1989, pela mesma equipe que havia desenvolvido o Intel 80386 e o Intel 80486, além de diversas novidades tecnológicas, já chegava com uma nova estratégia em seu nome.

Até então, os microprocessadores da empresa recebiam identificações numéricas, como Intel 80286, Intel 80386, Intel 80486, etc…

Mas como “números” não podiam ser registrados como marca, todos os concorrentes copiavam o mesmo padrão de identificação para lançarem seus produtos.

A solução encontrada pela equipe de marketing da empresa foi de adotar um “nome” derivado da palavra grega “πέντε” (cinco), representando aquilo que poderia ter sido o processador586” 😊.

microprocessador Intel Pentium 2
Vista ao microscópio

Somaram também ao nome o sufixo “ium”, que lhe traria um ar ”científico”, como vindo de um elemento da tabela periódica.

Da junção destes dois termos nascia “Pentium“, marca que foi registrada em 2 de julho de 1992.

Uma grande sacada e que fez com que os concorrentes precisassem repensar suas estratégias de “clones”.

Construído com 3,1 milhões de transistores, sua primeira geração foi baseada na arquitetura P5, com clocks de operação de 60 e 66MHz.

A geração P5 sofreu com problemas de aquecimento excessivo, sendo substituída ainda no mesmo ano pela P54, quando o Pentium chegaria aos 100MHz de velocidade.

Nos anos seguintes, ainda seriam desenvolvidas as gerações P54C, P55C e finalmente P55C Tilamook para notebooks, tendo ao final de sua vida atingido velocidades máximas de 300MHz.

Entre suas novidades estavam o uso de arquitetura superescalar, com dois canais de execução de dados (pilelines), sendo capaz de executar mais de uma instrução por ciclo de clock e resultando no dobro de performance em relação ao seu predecessor Intel 80486.

Esta característica de múltiplos canais internos de dados era uma grande novidade no universo dos processadores do tipo CISC, visto ter sido considerada impossível até então, sendo antes dele exclusiva de microprocessadores com arquitetura RISC.

Embora ainda uma CPU de 32bits, o Intel Pentium possuía um novo barramento externo de dados de 64bits, acelerando a leitura/escrita de dados na memória e, consequentemente, a velocidade de execução de programas.

microprocessador Intel Pentium 4
Anúncio da época exibindo o jogo 3D “Wing Commander 3”

Sua unidade de cálculos de números de ponto flutuante (FPU) foi também otimizada, com ganhos de velocidade que chegavam a 15 vezes, viabilizando toda uma nova geração de jogos com recursos 3D.

Contudo, um bug na FPU da primeira geração Pentium foi responsável por fazer a Intel passar por um grande “mico”. Esta falha de projeto, conhecida como “bug FDIV do Pentium”, levava o processador a retornar um resultado errado em certas operações de divisão.

A falha, descoberta pelo matemático Thomas R. Nicely ainda em 1994, foi ocultada pela empresa durante bastante tempo, sendo corrigida na geração posterior. Depois de muito resistir, a Intel acabou realizando um “recall” dos processadores defeituosos, realizando a substituição de que assim solicitasse.

Nos anos seguintes, sob a mesma marca, ganharia as novas gerações Pentium Overdrive (1995), Pentium Pro (1995), Pentium MMX (1996), Pentium II (1997), Pentium III (1999), Pentium 4 (2000), Pentium M (2003), Pentium D (2005), Pentium Dual-Core (2006) e Pentium (2009).

microprocessador Intel Pentium 3
Algumas de suas variantes

Posicionou-se como a CPU carro chefe da empresa por mais de uma década, representando os produtos de nível médio a alto, até a introdução da família Intel Core em 2006, quando foi redirecionado para o segmento “intermediário-básico” de produtos.

E você, teve um computador com microprocessador Intel Pentium? Ou preferia algum processador concorrente?

Evolução das CPU Intel de 1971 até hoje