Em 5 fevereiro de 1996, a estadunidense Cyrix Corporation lançava sua CPU de sexta geração, o microprocessador Cyrix 6×86 (M1).

Seguindo sua linha de criar versões mais baratas e mais rápidas dos equivalentes do concorrente, tratava-se de um microprocessador x86 compatível de 32bits com 16KB/64KB de memória cache interna, desenhado pela Cyrix, mas fabricado pelas empresas IBM e STMicroelectronics, dado que a Cyrix não tinha uma fábrica própria.

Tinha pinagem compatível com a do processador Intel Pentium, de forma que poderia ser usado na mesma placa-mãe do concorrente, em substituição.

microprocessador Cyrix 6x86 2
Vista ao microscópio

Ao longo de sua vida, teve as seguintes versões: PR 90+, PR 120+, PR 133+, PR 150+, PR 166+ e PR 200+.

Sua nomenclatura também adotava o conceito de Performance Rating (PR), no qual o código de identificação do modelo reflete o processador “equivalente” do concorrente e não seu clock de operação nominal, como era o costume da época.

Muito embora tivesse uma performance superior ao Pentium nos cálculos com números inteiros, sofria nas operações em ponto flutuante.

microprocessador Cyrix 6x86 3
As variantes lançadas pela IBM e STMicroelectronics

A opção por otimizar as operações com números inteiros foi uma aposta da empresa, acreditando que a até então baixa demanda dos usuários por operações de ponto flutuante se manteria nos anos seguintes.

Mas erraram feio na aposta

Com a chegada do Intel Pentium, vários programadores, especialmente os de jogos, optaram por explorar em seus softwares sua nova e otimizada unidade de ponto flutuante (FPU).

Esse problema foi mais crítico quando os jogos 3D começaram a se popularizar (como o Quake), que faziam uso intensivo exatamente de cálculos matemáticos com números de ponto flutuante. Isso resultou numa execução “sofrível” nos computadores que rodavam o Cyrix 6×86.

E o dano à imagem da Cyrix foi enorme.

microprocessador Cyrix 6x86 4
Anúncio da época

Nos anos seguintes a CPU ganharia ainda algumas revisões, com os modelos Cyrix 6x86L , variante de baixo consumo de energia, e Cyrix 6x86MX (M2), a versão que incluiu as  instruções MMX para multimídia.

E você, o que achava dos microprocessadores da Cyrix?

O que aconteceu com os processadores da Cyrix?