A torta na cara de Bill Gates em 1998

Em 04 de fevereiro de 1998, na Bélgica, um anônimo acerta uma torta na cara de Bill Gates, o presidente da gigante do software Microsoft.

Não era o primeiro caso na história de “celebridade com cobertura de creme”, mas foi sem dúvida um dos mais emblemáticos. Principalmente pela bela pontaria do “atirador”. 😊

O presidente da Microsoft, William Henry Gates III, que todos conhecemos como Bill Gates, estava na cidade de Bruxelas/Bélgica para uma rotineira reunião com autoridades da União Europeia.

No fundo, o motivo era para tentar se explicar e se esquivar de acusações relacionadas às já conhecidas práticas monopolistas e anticompetitivas da Microsoft.

Mas qual foi sua surpresa, quando ao adentrar o edifício em que iria fazer um discurso sobre educação (olha a ironia), recebeu “em cheio” no rosto uma caprichada torta de creme.

torta na cara de Bill Gates 2
Outros registros da época

Embora visivelmente desconfortável, Gates não apresentou qualquer queixa contra o agressor, que posteriormente explicaria que seu ato não passou de uma brincadeira (muito sem graça), sem qualquer motivação de cunho político-social ou desavença com o todo poderoso da Microsoft.

O autor da façanha foi ator e escritor belga Noel Godin, que já tinha ficado famoso ao atacar outros ricos, famosos e políticos com suas “tortadas”.

E sua fama foi tanta, que uma nova palavra francesa foi criada só para descrever seu ato: entarteur.

E você, que outra personalidade da história da tecnologia merecia também uma “tortada”?

Vídeo que registra o exato momento da “tortada”