Em 20 de fevereiro de 1997, a fabricante norte-americana de chips Cyrix anunciava seu novo microprocessador Cyrix MediaGX.

Tratava-se de mais um membro da extensa lista de CPUs compatíveis com a família Intel x86, agora mirando a concorrência com o Intel Pentium, mas com uma peculiaridade.

Diferentemente das estratégias anteriores, que buscavam oferecer um processador que pudesse substituir diretamente o concorrente Intel pela simples substituição, o Cyrix MediaGX exigia uma placa mãe desenvolvida especificamente para ele.

Concebido pela Cyrix e fabricado pela National Semiconductor e IBM, tinha originalmente velocidades de 120 e 133MHz e um projeto revolucionário de arquitetura de microprocessadores para PCs.

microprocessador Cyrix MediaGX 2
Um dos primeiros modelos, ainda com a marca Gx86

Até então, nas arquiteturas tradicionais dos PCs da época, toda comunicação entre o processador, placa de vídeo, placa de som e outros componentes internos, dependiam dos canais de comunicação (barramento) que operavam a velocidades bem inferiores às internas dos processadores.

Isso significa dizer que a transferência de dados entre estes componentes e a CPU ocorre de forma bem mais lenta que a capacidade do processador, agindo como um “gargalo”.

É aí que entra a “revoluçãodo MediaGX.

Ele integrava no mesmo chip uma CPU baseada no Cyrix Cx5x86, um processador de vídeo (XpressGRAPHICS), controlador de áudio (XpressAUDIO), controlador PCI e de memória (XpressRAM), permitindo uma comunicação entre eles em velocidades muito mais altas.

Um “PC em um chip”, ou como se fala hoje em dia, System on a chip (SoC).

microprocessador Cyrix MediaGX 3
Versões GXi e GXm de 180MHz

Receberia ainda dois “upgrades”: o Cyrix Media GXi (com maiores velocidades de operação) e o Cyrix Media GXm (que incorporava as instruções MMX).

Um processador que obteve razoável sucesso e que esteve presente em uma grande variedade de dispositivos, como os modelos de baixo custo da família Compaq Presario, portáteis e até mesmo em máquinas de fliperama tipo arcade.

A arquitetura MediaGX originaria ainda a linha “Geode”, criada pela National Semiconductor após adquirir a Cyrix em 1997, e que passaria posteriormente para as mãos da AMD.

E você, teve algum computador com o processador Cyrix MediaGX?

O que aconteceu com os microprocessadores Cyrix?