Em 27 de agosto de 1993, a Compaq Computer Corporation anunciava seu novo computador Compaq Presario.

Era o primeiro membro da família Presario de computadores pessoais da empresa, uma linha de enorme sucesso em todo mundo, inclusive no Brasil, focada no baixo custo e na facilidade de uso, sendo uma das mais longevas de toda a história.

O primeiro modelo all-in-one (tudo em um) da linha, o Compaq Presario 425, é um dos mais icônicos, lembrando em muito o design do Apple Macintosh e do IBM PS/1.

Contava com uma CPU Intel 486SX, rodando à velocidade de 25MHz, um monitor colorido de 14″ integrado, memória RAM de 4MB, dois slots de expansão padrão ISA, disco rígido de 200MB de capacidade e unidade de disquete de 3 ½” e placa da fax-modem integrada.

Vinha ainda com o sistema operacional Microsoft Windows 3.1 já instalado de fábrica, acompanhado de uma boa variedade de aplicativos e jogos.

computador Compaq Presario 2
A família contou com uma enorme variedade de modelos

A Compaq, fundada em 1982 e que hoje é lembrada com nostalgia, era uma das empresas que dominavam o mercado mundial de computadores nos anos 90.

Foi também uma das primeiras a realizar engenharia reversa no IBM PC, lançando seu próprio modelo, o Compaq Portable, pouco tempo depois do original.

Em 2002 a empresa foi comprada pela Hewlett-Packard e a marca foi gradualmente sendo descontinuada, até desaparecer.

E você, teve algum dos modelos de computadores da linha Compaq Presario?

Comercial da época