O computador portátil HP-75C de 1982

Em agosto de 1982, a Hewlett-Packard, a famosa HP, lançava seu primeiro computador portátil HP-75C.

A HP, uma antiga e experiente empresa nesta altura, embora já tivesse lançado diversos modelos de calculadoras, inclusive a primeira calculadora eletrônica científica portátil do mundo, a HP-35, ainda não tinha produzido um computador de mão/bolso (handheld) com dimensões reduzidas.

computador portátil HP 75C 2
Vista traseira

Medindo 25x12x4cm e pesando pouco mais de 700g, o HP-75C operava com uma CPU HP Capricorn de 8 bits, 16KB de memória RAM e 48KB de memória ROM, que podiam ser ambos expandidos por meio dos 4 slots disponíveis

computador portátil HP 75C 3
Vista interna

Seu display contava com apenas uma linha de texto com 32 caracteres e trazia um interpretador de linguagem BASIC nativo e uma versão simplificada do editor de planilhas eletrônicas Visicalc.

computador portátil HP 75C 4
Acessórios

Embora não dispusesse de uma “memória permanente” (não-volátil), dispunha de um leitor/gravador de cartões magnéticos onde 1300 bytes de dados (cada) podiam ser armazenados.

computador portátil HP 75C 5
Acessórios

Ele contava ainda com uma base de expansão opcional (HP-82718A) que trazia 64KB adicionais de memória, um modem e uma porta para conexão de uma caneta-óptica. Outros acessórios também estavam disponíveis.

Acesse aqui o manual de usuário original do HP-75.

computador portátil HP 75C 6
Anúncio de lançamento

E você, teve algum computador portátil similar ao HP-75C?

Demonstração do HP-75C e seus acessórios