A calculadora HP-41C é usada no espaço em 1981

Em 12 de abril de 1981, a calculadora HP-41C é usada no espaço pela primeira vez.

E isso acontecia em conjunto com outro fato inédito, o lançamento do primeiro ônibus espacial da NASA, o Columbia!

Desde as primeiras missões espaciais, para a realização de algumas tarefas do dia a dia, era exigido dos astronautas a execução de diversos cálculos.

calculadora HP-41C é usada no espaço 2
Exemplar levado ao espaço em seu estojo “NASA” original

Para auxilia-los nestas operações, aos tripulantes das missões Apollo foram fornecidas réguas de cálculo, dispositivos leves, simples e confiáveis em qualquer nível de gravidade 😊.

Mas com a popularização e o barateamento das calculadoras eletrônicas no final dos anos 70, a NASA resolveu adotar estes novos dispositivos como ferramenta de apoio aos astronautas.

calculadora HP 41C e usada no espaço 3
A astronauta Sally Ride acompanhada de três HP-41

Para tanto, adquiriu no mercado um conjunto de calculadoras HP-41C fabricadas pela da Hewlett-Packard, que receberam pequenas modificações para serem usadas a bordo das espaçonaves.

Elas continham programas que eram utilizados pelos tripulantes para, por exemplo, identificar as janelas de comunicação com a base na terra, para alarmes e lembretes e para cálculo do ângulo de reentrada em situações de emergência, numa eventual falha do computador principal de navegação.

calculadora HP 41C e usada no espaço 4
Anúncio da HP na época

Foram utilizadas com grande sucesso durante as nove primeiras missões, até serem definitivamente aposentadas e substituídas por computadores portáteis.

E você, usou algum modelo de calculadora da HP?