O microprocessador Intel 8080 de 1974

Em abril de 1974, a fabricante estadunidense de chips Intel lançava seu novo microprocessador Intel 8080 de 8bits.

Desenvolvido pelos engenheiros Federico Faggin e Masatoshi Shima, o i8080 foi o segundo processador de 8 bits da empresa, sendo considerado uma grande evolução em relação ao seu predecessor, o Intel 8008.

microprocessador Intel 8080 4
Vista ao microscópio

Sua primeira versão operava com velocidades de clock de 2MHz (chegando à 3,125 MHz nas revisões posteriores), sendo capaz de endereçar 64KB de memória RAM e tendo uma performance dez vezes maior que seu antecessor.

Este primeiro modelo, contudo, tinha alguns problemas eletrônicos na interconexão com outros chips na placa de circuito, o que seria resolvido na versão 8080A.

microprocessador Intel 8080 3
Detalhe do “wafer” de silício durante a fabricação

Foi chamado de “o primeiro microprocessador realmente utilizável”, tendo sido adotado amplamente nas mais diversas aplicações.

O Intel 8080 seria também o escolhido para equipar aquele que ficaria conhecido como sendo o primeiro computador pessoal da história, o MITS Altair 8800 e também em seu clone, o IMSAI 8080.

Reinou praticamente sozinho, tendo sido copiado em diversos países do mundo, até o lançamento do seu pior pesadelo: o microprocessador concorrente Zilog Z-80, em 1976.

microprocessador Intel 8080 2
Anúncio em mídia impressa da época

O i8080 foi a plataforma responsável por abrir o caminho para todos os seus sucessores, como os Intel 8085, 8086, 8088, e todas as futuras gerações da linha x86.

E você, usou algum equipamento com o processador Intel 8080?

Um Intel 8080 ao microscópio