Em março de 1984, a japonesa NEC lançava seu revolucionário microprocessador de 16 bits compatível com o Intel 8088, o idolatrado NEC V20.

o microprocessador NEC V20, também conhecido como μPD70108, foi um microprocessador da japonesa NEC equivalente ao microprocessador de 16 bits Intel 8088, sendo totalmente intercambiável.

Não era a primeira CPU “Intel equivalente” da NEC, dado que acordo de licenciamento firmado em 1976 entre as empresas já havia permitido a criação os modelos NEC μPD8080/μPD8085 (1977), µPD8086 (1981) e µPD8088 (1982), equivalentes aos modelos Intel 8080/Intel 8085, Intel 8086 e Intel 8088 respectivamente.

A questão é que todos os modelos NEC tinham performances superiores aos modelos originais Intel, contemplando diversos aprimoramentos.

Construído utilizando-se de aproximadamente 63mil transístores (o dobro do Intel 8088) e tecnologia CMOS de 2 mícrons, o novo NEC V20 iniciava sua jornada com os primeiros modelos tendo velocidades de 5, 8 e 10 MHz, bem superiores aos originais Intel, guardando a mesma característica de possuir um barramento externo de dados simplificado de 8 bits.

Versões posteriores, identificadas como NEC V20H e V20HL, aumentariam a velocidade para 12 e 16 MHz, ao mesmo tempo que reduziriam seu consumo de energia, transformando-o numa escolha favorita entre os proprietários de computadores “PC compatíveis” na época.

microprocessador NEC V20 2
Vista ao microscópio

Tinha diversas vantagens sobre o Intel 8088, como um ciclo de clock de 50% e dois barramentos internos de 16 bits (duplicando sua capacidade de transferência de dados), o que resultava em um desempenho cerca de 30% maior que o concorrente.

Consolidando as evoluções tecnológicas dos últimos anos, o NEC V20 também incluía um conjunto de instruções ampliado, algumas delas não encontradas 8088, como operações de manipulação de bits, multiplicação e divisão, bem como outras disponíveis apenas no modelo mais avançado Intel 80286.

Isso dava aos desenvolvedores de software uma maior flexibilidade, permitindo a execução de programas mais avançados e complexos, impulsionando a capacidade dos computadores que o tinham como “cérebro”.

Além disso, assim como o modelo Intel original, o processador da NEC podia também se beneficiar das vantagens de um coprocessador matemático, como o Intel 8087 ou mesmo da FPU da própria NEC, o μPD72191.

Outro de seus recursos interessantes era a capacidade de acionar um modo de operação que o permitia “emular” o antigo microprocessador Intel 8080, tornando-se capaz de executar rotinas desenvolvidas para ele.

Isso por que, ainda em 1984, havia muitos softwares antigos de 8 bits em uso pelos usuários, como o onipresente sistema operacional CP/M da Digital Research.

Os usuários que atualizassem seus hardwares para um IBM PC compatível acabavam tendo que abrir mão dos seus antigos software baseados no CP/M, que requeria uma CPU Intel 8080 ou Zilog Z80 para funcionar, e cujo conjunto de instruções era incompatível com os novos Intel 8086/8088.

microprocessador NEC V20 3
Anúncio de computador da época

Numa sacada de gênio, o NEC V20 incorporava um mecanismo onde a CPU poderia mudar para um “modo 8080” de operação, passando a interpretar as instruções de software como sendo um Intel 8080!

Isso dava aos usuários dos PCs uma forma de continuar utilizando alguns de seus antigos aplicativos. Mesmo com alguns casos de incompatibilidade, como nas situações em que o software requeria instruções existentes apenas Zilog Z80, esse foi um recurso essencial para vários usuários.

Engenhosamente, o NEC V20 conseguiu isso simplesmente “chaveando” para um microcódigo interno distinto, que comandava o microprocessador a passar a interpretar as instruções como se fossem para o Intel 8080 e não mais para o Intel 8086/8088. Uma salva de palmas para a NEC! 🙏

Todas estas características faziam-no capaz de substituir plenamente o Intel 8088, executando instruções a uma velocidade maior e superando-o em termos de eficiência, possibilitando com quem as máquinas que utilizavam o NEC V20 pudessem processar tarefas mais rapidamente, com um ganho significativo de desempenho em comparação com sistemas baseados no modelo Intel.

Processos Judiciais

É claro que a já gigante Intel não deixaria sua curtida👎 nessa história toda

Este “desagrado” por parte da empresa estadunidense levaria a empresa a processar judicialmente a NEC no final de 1984, questionando o direito da NEC de produzir microprocessadores compatíveis com a linha x86 (cópias do Intel 8086 e Intel 8088).

A questão baseava-se na acusação de que a NEC teria copiado o microcódigo da Intel e o utilizado em seu microprocessador NEC V20, o que a NEC negava afirmando que tinha feito apenas engenharia reversa.

Este processo, concluído em 1986, entraria para a história ao ser um dos marcos legais que norteariam toda a indústria de hardware e software norte-americana (e do mundo) daí em diante, em termos de propriedade intelectual de software.

NEC V-30

No mesmo mês, a NEC lançaria o modelo NEC V30, uma versão com um barramento externo de dados 16 bits, totalmente compatível com o modelo mais poderoso Intel 8086, mas com performance até 40% superior.

microprocessador NEC V20 4
O NEC V30, a versão “full” 16 bits compatível com o Intel 8086
Para conhecer ou relembrar:

Íntegra do manual de usuário dos processadores NEC V20 e NEC V30:

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

E você, teve algum computador com o microprocessador NEC V20?

Comparando as performances do NEC V20 e Intel 8088