O coprocessador matemático Intel 8087 de 1981

Em dezembro de 1981, a gigante dos chips Intel começava a comercializar seu primeiro coprocessador matemático Intel 8087 para arquitetura 16 bits.

Criado para operar em conjunto com os microprocessadores de 16 bits Intel 8088 e Intel 8086, funcionando na mesma frequência de clock destes, ampliava a capacidade do microprocessador principal em realizar operações matemáticas de ponto flutuante (ou vírgula flutuante no caso brasileiro), acrescentando ainda mais de 60 novas instruções.

O Intel 8087 teve seu desenvolvimento iniciado em 1977 pelo projetista Bill Pohlman, que também havia supervisionado o desenvolvimento do Intel 8086, tomando o devido cuidado de introduzir nele funcionalidades que viriam futuramente permitir a comunicação com o coprocessador matemático.

coprocessador matemático Intel 8087 2
Estrutura interna

Contando com 45.000 transistores em sua construção, acrescentava também funções mais complexas de cálculo como exponencial, logaritmo e trigonométricas, o que podia trazer ganhos de processamento da ordem de 500% !

Na tabela abaixo pode ser observada a absurda redução de tempo de execução de algumas operações.

InstruçãoCoProc 8087*CPU 8086*
Multiplicação (precisão simples)191600
Multiplicação (precisão dupla)272100
Soma171600
Divisão (precisão simples)393200
Comparação91300
Raiz Quadrada3619600
Tangente9013000
Exponenciação10017100
*Tempo de execução em us

Ao longo de sua vida, algumas diferentes versões foram fabricadas. O chip original Intel 8087 operava em velocidades de até 5MHz, que serviam bem ao IBM PC e IBM PC/XT (que rodavam em 4,77MHz). A versão 8087-1 era capaz de operar em velocidades de até 10MHz.

coprocessador matemático Intel 8087 3
Outros dos seus modelos

Já a versão 8087-2, rodava em até 8MHz de frequência de clock, para compatibilidade com os computadores IBM PS/2 e os modelos XT “turbo”.

Além destas, outras variantes também existiram, inclusive de outros fabricantes como AMD e Cyrix.

Os coprocessadores matemáticos perduraram nos modelos posteriores Intel 80287, Intel 80387DX/SX e Intel 80487, até que, com o advento da linha Intel 80486DX, passaram a integrar o microprocessador principal.

E você, conhece modelos de coprocessadores matemáticos de outras linhas de microprocessadores?

Comparando a performance de programas com e sem o 8087. Faz Diferença?