Em 10 de abril de 1989, durante a edição da famosa feira Comdex, a fabricante de chips Intel lançava seu novo microprocessador Intel 80486 de 32 bits.

Chegando para suceder ao Intel 80386, o Intel 80486, i486, ou apenas “486” para os íntimos, foi uma linha de microprocessadores de 32 bits de 4ª geração compatível com a família x86 de CPUs.

microprocessador Intel 80486 2
Vista ao microscópio

Primeiro chip da família a ultrapassar a barreira dos 1 milhão de transistores, introduzia uma série de inovações que ampliavam substancialmente sua performance em relação ao seu antecessor.

A primeira delas era uma nova memória cache integrada de 8KB de capacidade, que até então era implementada externamente, unificando os espaços de armazenamento tanto de dados quanto de instruções, proporcionando assim um acesso muito mais rápido às informações mais frequentemente utilizadas.

Uma Unidade de Ponto Flutuante (FPU), o famoso “coprocessador matemático”, que anteriormente era implementado como um chip “externo” na placa principal, agora residia dentro da mesma pastilha (chip), eliminando todos os gargalos de comunicação externa. Além disso, as rotinas internas da FPU receberam novas implementações, que ampliaram também sua performance.

Outra novidade que trouxe enormes ganhos foi capacidade de executar maior número de instruções por ciclo de clock (IPC), com muitas delas agora exigindo apelas 1 ciclo de relógio, o que ampliava enormemente sua capacidade de processamento.

Com os primeiros modelos operando a 20 e 25MHz de velocidade, chegou a ter versões com 33MHz e 50MHz no modelo básico de velocidade de clock simétrica interna/externa.

Mas embora anunciado no dia de hoje, o Intel 80486 só seria efetivamente lançado (comercializado) em junho de 1989.

Intel 80486-SX

Assim como ocorrera com o antecessor Intel 80386, baseando-se em sua estratégia de mercado, a Intel também produziria uma versão de “menor custo” do microprocessador, batizada como Intel 80486-SX.

microprocessador Intel 80486 3
O Intel 80486-SX

Contudo, diferentemente do Intel 80386, a mudança aqui não residia da restrição da largura do barramento externo de dados, mas sim na desativação do coprocessador matemático, o que eliminava exatamente uma de suas principais vantagens.

Com a introdução do modelo Intel 80486-SX, o modelo principal passaria a receber a denominação Intel 80486-DX, a fim de diferenciá-los. Teve versões de 16, 20, 25 e 33MHz de velocidade.

Intel 80486-DX2

Nos anos seguintes, a Intel entraria na “onda” dos multiplicadores de frequência de clock (artifício também utilizado pelos concorrentes), concebido como forma de contornar as limitações tecnológicas dos circuitos das placas mãe, que impediam velocidades de operação maiores.

microprocessador Intel 80486 5
O Intel 80486-DX2

A grande “sacada” foi a de acelerar “apenas” a frequência interna do processador, mantendo toda a comunicação externa no limite tecnológico, garantindo-se um melhor resultado na execução de instruções pela CPU, sem requerer grandes mudanças nos circuitos externos da placa.

Surgiriam assim em 3 de março de 1992 as versões Intel 80486-DX2, que internamente operavam com o dobro da frequência nominal de clock da placa mãe, com os modelos Intel 80486-DX2 de 40, 50 e 66MHz de velocidade.

microprocessador Intel 80486 4
O Intel 80486-SX2
Intel 80486-DX4

Em mais um passo tecnológico, em 7 de março de 1994, seria a vez dos modelos Intel 80486-DX4, que multiplicavam por “3” a velocidade interna de operação do processador… porque não chamaram então de DX3? Essa é uma boa pergunta.😁

microprocessador Intel 80486 6
O Intel 80486-DX4

Além da velocidade ampliada, os modelos Intel 80486-DX4 receberam também um incremento na capacidade da memória cache interna, que passou a ter 16KB, o dobro do tamanho anterior.

Intel 80486-SX2

Na mesma época, em março de 1994, uma versão denominada Intel 80486-SX2 foi introduzida, tratando-se, no fundo, do mesmo processador Intel 80486-DX2 lançado dois anos antes, mas com a FPU desativada de fábrica. Teve versões de 50 e 66MHz de velocidade.

Intel 80486-SL e Intel 80486-GX

A empresa fabricaria ainda outros dois modelos pouco conhecidos, identificados pelos códigos Intel 80486-SL e Intel 80486-GX, que seriam destinados ao uso em dispositivos portáteis e de baixo consumo de energia.

microprocessador Intel 80486 7
Os misteriosos Intel 80486-SL e Intel 80486-GX
Concorrência

Mas a Intel não navegaria sozinha neste oceano tecnológico, com diversas empresas produzindo processadores “tipo-486”.

A primeira delas foi a Cyrix, com seu Cyrix Cx486 de maio de 1993 e o Cyrix 5×86 em agosto de 1995. Em seguida seria a vez da AMD, que lançaria seu AMD Am486 m abril de 1993 e o AMD Am5x86 em 5 de novembro de 1995. Por fim, chegaria a IBM, em julho de 1993, com seus modelos IBM Blue Lightning 486BL.

E você, teve um computador com algum dos modelos do microprocessador Intel 80486?

Comercial do Intel 80486
Comercial do Intel 80486-SX