O microprocessador Intel 80386 de 1985

Em 17 de outubro de 1985, a Intel lançava seu novo microprocessador Intel 80386

Tratava-se de um processador de 32bits construído a partir de 275mil transistores e que até hoje é referência na arquitetura dos processadores da família x86 (i386-32bits).

Terceira geração da arquitetura x86, chegava para suceder o microprocessador de 16bits Intel 80286, lançado três anos antes, apresentando inúmeros avanços em relação ao seu antecessor.

microprocessador Intel 80386 2
Vista ao microscópio

Com uma primeira versão operando em uma frequência de clock de 12MHz, a nova arquitetura de 32bits ampliava a capacidade de gerenciamento de memória para espantosos 4GB, uma enormidade para a época!

O Intel 80386 tinha como uma de suas características mais notáveis o suporte avançado à multitarefa, o que permitia que sistemas operacionais como o Microsoft Windows e o IBM OS/2 executassem vários programas ao mesmo tempo, melhorando significativamente a experiência do usuário.

Neste sentido, o Intel 80386 introduzia ainda o modo protegido, uma maneira mais segura e estável de execução de programas que os “separava” uns dos outros, evitando que um aplicativo com falha afetasse o sistema inteiro.

microprocessador Intel 80386 4
O Coprocessador matemático Intel 80387

Ganharia ainda um parceiro, o Intel 80387 de 1987, conhecido como “coprocessador matemático” e que ao ser espetado na placa mãe acrescentava funções avançadas de cálculo à CPU principal.

Três anos depois, em 16 de julho de 1988, a empresa lançaria uma versão simplificada e mais barata do Intel 80386, eliminando a possibilidade de uso do coprocessador e reduzindo o número de linhas (pinos) externos de dados para apenas16bits.

A ele, daria o nome de Intel 80386SX (de SiXteen).

microprocessador Intel 80386 5
O Intel 80386SX

Nesta mesma época, o modelo original seria rebatizado como Intel 386DX.

microprocessador Intel 80386 3
O Intel 80386DX

Adotado rapidamente pela grande maioria de fabricantes de computadores, esta revolucionária linha de microprocessadores esteve em produção até 2007, quando foi finalmente descontinuado pela empresa.

Em 1989, seria sucedido pelo Intel 80486.

E você, teve algum computador com o processador Intel 80386?

Programa “The Computer Chronicles” sobre o Intel 386