O microcomputador Compaq Deskpro de 1984

Em 28 de junho de 1984, a fabricante norte-americana de computadores Compaq lançava seu primeiro modelo de PC compatível em formato desktop, o Compaq Deskpro.
Estamos terminando a primeira metade dos anos 1980, onde tínhamos um mercado de computadores pessoais “profissionais” dominado pela gigante IBM, que havia lançado seu revolucionário IBM PC há pouco tempo.
Esta hegemonia, contudo, começava a ser ameaçada, visto que a arquitetura “aberta” utilizada pela IBM em seu projeto acabou por possibilitar que outras empresas criassem cópias (clones) compatíveis com o modelo original da Big Blue.
A Compaq (do slogan “Compatibilidade e Qualidade”), fundada em 1982, foi uma das empresas que rapidamente se destacaria neste cenário por fabricar PC clones de alta qualidade, começando pelo seu lendário Compaq Portable, em 1982.
Além de versões portáteis que já vinham sendo produzidas por alguns fabricantes, o ano de 1984 marcaria a época em que diversas empresas, como a Dell, Commodore, Olivetti, entre outras, começariam a investir na produção de versões de mesa (desktop) de computadores PC compatíveis.
Até então, outras tentativas de emplacar modelos desktop “semi-compatíveis”, apostando em projetos proprietários como o Texas Instruments Professional Computer, o Ferranti Advance 86, TeleVideo TS 1603, Honeywell MicroSystem 6/10, Ferranti Argus Pro-Personal, Kokusai KDS 7861 e TANDY TRS-80 model 2000, fracassaram frente à convergência do mercado em direção ao modelo de arquitetura IBM–Intel–Microsoft (o tal “padrão IBM PC”), que já dava fortes sinais de ser o “vencedor” da disputa.

Sabendo disso, a Compaq, que já vinha de um enorme sucesso do seu primeiro modelo, resolve lançar seu novo PC compatível agora em versão desktop, o Compaq Deskpro, causando novamente um grande impacto no mercado. Um concorrente de peso pro IBM PC.
Sua primeira geração, que já incorporava os incrementos do modelo IBM PC/XT do ano anterior, contava com um poderoso processador de 16 bits Intel 8086 de 7,14 MHz de velocidade (capaz de ser comutada para a velocidade padrão de 4,77MHz pressionando as teclas Ctrl-Alt-\), oferecendo um desempenho significativamente melhor em comparação ao processador Intel 8088 do IBM PC.
Seus quatro modelos distintos tinham por base o Modelo 1, que dispunha de memória RAM de 128KB (até 640KB), soquete para coprocessador matemático Intel 8087, uma unidade de disquetes de 5 ¼” de 360KB de capacidade, teclado padrão IBM PC, porta paralela, oito slots de expansão (dos quais até 4 já podiam estar ocupados) e um inovador sistema adaptador de vídeo.
Este sistema de vídeo, um hardware de exibição exclusivo da Compaq, combinava as possibilidades do padrão Color Graphics Adapter (CGA), introduzido pela IBM, com a capacidade de geração de textos de monocromáticos em alta resolução, o que lhe conferia performance e qualidade de imagem superiores ao IBM PC, em quaisquer dos dois usos.

Os demais modelos da série distribuíam seus recursos da seguinte forma:
- Modelo 2: memória RAM de 256KB e uma segunda unidade de disquetes.
- Modelo 3: memória RAM de 256KB, unidade de disco rígido de 10MB de capacidade, porta serial e relógio interno.
- Modelo 4: memória RAM de 640KB, unidade de disco rígido de 10MB de capacidade, unidade para fita de backup, porta serial e relógio interno.
Diferentemente de alguns dos seus concorrentes, a versão do sistema operacional MS-DOS disponível para ele não vinha instalada de fábrica, devendo ser adquirida à parte, tendo sido customizada pela empresa para identificar automaticamente as duas velocidades do processador e o recurso opcional de relógio interno.
Compatibilidade
Um dos pontos fortes do Compaq Deskpro era sua compatibilidade total com o IBM PC, o que já havia sido alcançado com o primeiro modelo da empresa. Isso significava que ele podia executar o mesmo software e utilizar os mesmos periféricos do modelo IBM, tornando-o uma alternativa atraente para os consumidores que buscavam mais poder de processamento e preço competitivo, sem sacrificar a compatibilidade.
Grande parte deste sucesso foi decorrente da inteligente abordagem da empresa na criação do BIOS do computador, cuja experiência bem-sucedida de engenharia reversa, adotada no modelo Compaq Portable, foi reaproveitada com sucesso em seu projeto, fazendo a Compaq novamente escapar dos processos judiciais movidos pela IBM contra outras empresas concorrentes.
Compaq Deskpro 286
Após revolucionar o mercado com o lançamento do Compaq Portable em 1982 e do Compaq Deskpro em 1984, a empresa vinha disputando espaço de mercado com fabricantes estabelecidos como Tandy, Zenith e a própria IBM, apostando em sua engenharia reversa da BIOS e na criação de máquinas que combinassem desempenho, inovação e preço competitivo.
Com o lançamento simultâneo dos modelos Compaq Deskpro 286 e Compaq Portable 286 e no dia 30 de abril de 1985, apresentados em uma cerimônia pública no Wyndham Hotel da cidade de Houston, a Compaq dava mais um passo decisivo para consolidar sua reputação como a principal concorrente da IBM no emergente mercado de computadores pessoais baseados na arquitetura Intel x86.

Ela mostrava assim que estava preparada não apenas para acompanhar a evolução do mercado, mas também para desafiar de frente o domínio da IBM, que havia introduzido, no ano anterior, o IBM PC/AT, baseado no processador Intel 80286.
O Compaq Deskpro 286 foi concebido como um computador de mesa robusto, com performance 30% superior à do modelo original da IBM. Seu destaque estava no uso do microprocessador Intel 80286 funcionando a 8MHz de velocidade (contra os 6MHz do modelo IBM) e nos 5 slots internos de expansão. O modelo 1 contava com 256KB de memória RAM e uma unidade de disquetes de 5¼” de 1,2MB de capacidade. No modelo 2, a memória RAM era ampliada para 512KB, ganhando ainda uma unidade de disco rígido de 30MB. Unidades de disco rígido de 20MB e 70MB também estavam disponíveis, além da unidade interna de fita de backup de 10MB.

Outro diferencial do sistema era a previsão na placa-mãe para ampliação da memória RAM para até “espantosos” 8,2MB, que embora parecesse um absurdo na época, especialmente porque o MS-DOS só era capaz de reconhecer 640KB naquela altura, em poucos anos passaria a se tornar uma necessidade.
O pacote se completava com o sistema operacional MS-DOS 3.0, lançado no ano anterior, o que lhe conferia compatibilidade com a maioria dos softwares do mercado.
Compaq Deskpro 386
Lançado em 9 de setembro de 1986.


Compaq Deskpro XE 486
Lançado em 6 de novembro de 1989.
Evolução
O investimento da Compaq no design do Deskpro, a fim de que o computador fosse robusto, durável e apresentasse ao mesmo tempo uma aparência profissional e moderna, ajudaria a estabelecer a reputação da Compaq como um fabricante de computadores confiáveis e de alta qualidade.
Enquanto a IBM era mais rígida e cara em suas opções, a Compaq se destacava por oferecer equipamentos, além de confiáveis, com preço competitivo e melhor desempenho em algumas situações, especialmente com suporte à memória expandida e maior velocidade de clock. Além disso, a BIOS proprietária criada da Compaq deixava claro que a empresa já dispunha de total domínio técnico sobre o padrão IBM, o que se tornaria ainda mais evidente nos anos seguintes.
Estas características fariam do Compaq Deskpro um sucesso comercial, ganhando rapidamente popularidade entre as empresas e pessoas físicas que buscavam um computador pessoal potente e compatível com o IBM PC. Seu sucesso consolidaria a Compaq como um dos grandes fabricantes de computadores PC, pressionando a IBM a inovar e melhorar seus próprios produtos.
Assim como havia feito com seu primeiro modelo, com a linha Compaq Deskpro a empresa demonstraria que era capaz não apenas de clonar e competir com a IBM, mas de superar em termos de qualidade, desempenho e design os padrões estabelecidos pela Big Blue, abrindo caminho para sua liderança futura no mercado de computadores corporativos. Eles marcariam início de uma nova fase da Compaq, agora como uma inovadora reconhecida, ajudando a acelerar a transição para uma era de maior diversidade e competitividade no ecossistema dos PCs compatíveis.
Isso ajudaria não só a democratizar o acesso à computação pessoal, mas também na consolidação do padrão de arquitetura aberta que estabeleceria a arquitetura Intel x86 como a dominante na indústria de PCs, possibilitando o crescimento explosivo do mercado de PCs compatíveis.
Nos anos seguintes, a linha Compaq Deskpro evoluiria, incorporando novos processadores e tecnologias, mantendo seu foco na compatibilidade, desempenho e expansibilidade, que fizeram do modelo original um retumbante sucesso.
A linha Compaq Deskpro seria definitivamente descontinuada no ano de 2002, mesmo ano em que foi adquirida pela fabricante Hewlett-Packard (HP).
E você, teve algum dos modelos do Compaq Deskpro?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- A fundação da Compaq em 1982
- O microcomputador Compaq Portable de 1982
- O computador Compaq Presario de 1993
- O IBM PC 5150 de 1981
- O microcomputador IBM PC/XT 5160 de 1983
- A empresa Dell Computer Corporation de 1984
- O microcomputador Commodore PC de 1984
- O microcomputador Olivetti PC de 1984
- O microcomputador Texas Instruments Professional Computer TIPC de 1983
- O microcomputador Ferranti Advance 86 de 1983
- O microcomputador TeleVideo TS 1603 de 1983
- O microcomputador Honeywell MicroSystem 6/10 de 1983
- O microcomputador Ferranti Argus Pro-Personal de 1983
- O microcomputador Kokusai KDS 7861 de 1983
- O microcomputador TANDY TRS-80 model 2000 de 1983
- O microprocessador Intel 8086 de 1978
- O microprocessador Intel 8088 de 1979
- O coprocessador matemático Intel 8087 de 1981
- O sistema operacional Microsoft MS-DOS 2.0 de 1983
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!