Em abril de 1984, a fabricante canadense de computadores Commodore International estreava no segmento de computadores IBM PC compatíveis lançando sua própria versão, o microcomputador Commodore PC.

Passados alguns anos do lançamento do IBM PC, já com diversos clones surgindo, o mercado começava a dar sinais de que a consolidação mundial em torno do “padrão PC” avançava a passos largos.

microcomputador Commodore PC 2
Vista traseira

Percebendo este movimento, pois não queria “ficar de fora da festa”, e aproveitando-se ainda da força de sua marca com décadas de história, a Commodore International decide então se aventurar no universo dos PCs, lançando, em abril de 1984, seu próprio IBM PC Compatível: a linha Commodore PC.

Esta história teria início com a assinatura, meses antes, de um acordo com a fabricante de microchips Intel, no qual a Commodore International passaria a ter direito de produzir suas próprias versões dos microprocessadores Intel 8088, o “cérebro” do PC. Isso tudo já com seu projeto de PCs em mente.

microcomputador Commodore PC 4
Hyperion: nunca produzido sob a marca Commodore

Simultaneamente, licenciou da empresa canadense Dynalogic Corporation os direitos para produzir versões do microcomputador portátil Hyperion, que disputa com o Compaq Portable o título de primeiro PC portátil do mundo.

A versão “Commodore” do Hyperion, muito embora tenha sido usada como demonstração do Commodore PC na feira de Hanover na Alemanha, quando o projeto foi publicamente apresentado, nunca chegou a ser comercializada.

Mas isso não significou que a empresa tivesse abandonado a ideia.

microcomputador Commodore PC 3
Vista interna do Commodore PC

Pouco tempo depois, chegava ao mercado seu primeiro modelo “básico”, o Commodore PC 5, com microprocessador Intel 8088 de 4,77MHz de velocidade, tela monocromática padrão MDA e uma unidade de disquete de 5 ¼” de 360KB integrada, características muito similares ao modelo IBM PC original.

Por outro lado, como diferencial competitivo, apresentava algumas melhorias como memória RAM de 512KB de série, portas serial e paralela integradas na placa mãe (liberando slots de expansão), bem como espaço previsto para instalação de um disco rígido.

microcomputador Commodore PC 6
Anúncio da época mostrando toda a linha da empresa

Projetados para oferecer desempenho sólido e compatibilidade com o vasto ecossistema de softwares disponíveis para a arquitetura PC, a primeira geração da linha ofereceria diversas opções de modelos, como:

• Commodore PC 10: idêntico ao Commodore PC 5, mas com uma placa de vídeo colorida e duas unidades de disquetes integradas.
  • Commodore PC 20: Idêntico ao Commodore PC 10, mas com uma unidade de disco rígido de 20 MB integrada e uma única unidade de disquetes.
  • Commodore PC 40/AT: modelo mais avançado da primeira geração, contava agora com uma nova arquitetura de 16 bits baseada no microprocessador Intel 80286, operando a 6 ou 10MHz de velocidade. Além da placa de vídeo colorida do modelo PC 20 e da unidade de disco rígido de 20 MB, contava agora com uma memória RAM de 1MB de série e uma nova unidade de disquetes de 5 ¼” de 1,2MB de capacidade.
microcomputador Commodore PC 5
Um dos laptops produzidos

Lançaria ainda, nos anos seguintes, diversos outros modelos, que incluíram versões tipo desktop com os microprocessadores Intel 80386 e Intel 80486, bem como modelos tipo laptop.

Mas a concorrência pesada no segmento, que incluía empresas como IBM, Compaq, HP, Dell, entre outras, associada aos problemas de gestão e questões financeiras, fizeram com que a linha fosse descontinuada em 1991, com o lançamento do seu último modelo.

E você, usou algum dos modelos do Commodore PC?

Review to Commodore PC 5
Conhecendo o Commodore PC 5 por dentro.
O Commodore COLT PC-10